Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Mulher infectada por HIV no Hemocentro de Santa Catarina é indenizada, destaca Estadão

Estadão

O Estado de Santa Catarina foi condenado a pagar uma indenização de R$ 300 mil para uma mulher de 34 anos que foi infectada pelo vírus HIV após uma cirurgia, em 2009, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Luciane (nome fictício) tinha 31 anos quando foi infectada pelo vírus - a cirurgia foi feita em uma clínica privada, mas as bolsas de sangue que ela recebeu foram fornecidas pelo Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde catarinense.

A mulher se tratava no próprio Hemosc por causa de uma trombose venosa profunda, que lhe obrigava a fazer uso de anticoagulantes todos os dias. Esse foi o motivo apontado para o agravamento do quadro, ocasionando a necessidade da transfusão.

Luciane comentou com a reportagem sobre o preconceito que ainda existe com os portadores do HIV. "Nem meus irmãos sabem. Meus filhos nem sonham com isso, eles são pequenos e não entenderiam. Também não falei para amigos nem vizinhos porque a gente sabe que o preconceito ainda é grande", diz.
Imprimir