Imprimir

Notícias / Mundo

Arcebispo de Buenos Aires é eleito novo Papa e põe fim ao conclave veja imagens

De Brasília - Vinícius Tavares

A Igreja Católica já tem novo Papa. E é argetino. O arcebispo de Buenos Aires, cardeal José Mário Bergoglio, de 76 anos, foi anunciado na tarde desta quarta-feira (13.3), já noite no Vaticano. A fumaça branca tão esperada pelos fiéis católicos no mundo todo foi anunciada por volta das 15h (horário de Brasília).

Substituto de Joseph Ratzinger, o Papa Bento 16, que renunciou ao cargo no fim de fevereiro, Papa Francisco 1 é o primeiro sulamericano da história a ocupar o papado e foi escolhido por 115 cardeais que estavam aptos a votar.

Após o anúncio, o novo pontífice apareceu em breve na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade de Roma e para o Mundo) e fez a oração de Pai Nosso para Bento 16.

Após receber a estola papal, Francisco 1 foi aplaudido pelos fiéis.

"Peço que vocês rezem para o Senhor para que ele me abençoe. Vamos fazer silêncio para fazer essa oração. Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade. Vamos rezar para o mundo todo para que haja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho que hoje iniciamos seja profícuo na evangelização", anunciou da sacada.

Atualizada às 15h37
Imprimir