Imprimir

Notícias / Política BR

Economia brasileira cresce 1,29% em janeiro e indica recuperação, mostra BC

Reuters

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), mostrou que a economia brasileira pode ter iniciado 2013 em recuperação ao avançar 1,29 por cento em janeiro ante dezembro, de acordo com dados dessazonalizados.

O indicador divulgado nesta sexta-feira mostrou aceleração da atividade depois de a autoridade monetária ter revisado o dado de dezembro sobre novembro para queda de 0,45 por cento, após avanço de 0,26 por cento divulgado anteriormente.

O resultado foi melhor do que a mediana das previsões de 17 analistas ouvidos pela Reuters, que esperavam alta de 0,9 por cento na comparação mensal em janeiro. As contas variaram de alta de 0,50 por cento a 1,80 por cento e foram feitas com base no dado mensal de dezembro divulgado antes.

Na comparação com janeiro de 2012, o IBC-Br avançou 2,73 por cento e acumula em 12 meses alta de 0,70 por cento.

O resultado ajuda a reforçar a perspectiva de recuperação da economia brasileira neste início de ano, após ter registrado em 2012 o pior desempenho em três anos, com expansão do PIB de 0,9 por cento no ano.

Tanto a indústria, que pesou com força sobre o crescimento no ano passado, quanto o setor de varejo já mostraram mais fôlego em janeiro. A produção industrial avançou 2,5 por cento no primeiro mês do ano --maior expansão mensal em quase três anos-- e o varejo, 0,6 por cento.

Pesquisa Focus do BC mostra que o mercado estima crescimento de 3,10 por cento do PIB em 2013, com expansão de 3 por cento da produção industrial.

Para 2012, o BC também revisou o resultado fechado do IBC-Br, de expansão de 1,35 por cento para apenas 0,52 por cento. O indicador incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia -serviços, indústria e agropecuária.
Imprimir