Imprimir

Notícias / Variedades

Morre o guitarrista solo dos pioneiros do surf rock The Ventures

AP

Bob Bogle, guitarrista solo e cofundador da banda de surf rock The Ventures, conhecida pelos hits instrumentais da década de 1960 como “Walk, don’t run”, morreu aos 75 anos.

Don Wilson, o outro cofundador da banda, disse ao jornal “The News Tribune”, de Tacoma., que Bogle adoeceu no fim de semana e morreu no último domingo (14).

O grupo vendeu milhões de discos e influenciou inúmeros guitarristas. Entraram para o Rock And Roll Hall of Fame em 2008. O site do Hall of Fame celebra os Ventures como “o mais bem sucedido conjunto instrumental na história do rock and roll”.

“Walk, don’t run”, chegou ao segundo lugar da Billboard em 1960, e uma outra versão, “Walk, don’t run ‘64’”, chegou à oitava posição em 1964. Entre os outros sucessos da banda estão “Perfidia” e a música tema da série “Hawaii 5-0”.

O grupo nasceu em 1958 em Tacoma. Bogle tocava a guitarra solo e o baixo no início, e Wilson tocava a guitarra base. Logo se juntaram a eles o guitarrista Nokie Edwards e o baterista Howie Johnson, que mais tarde seria substituído por Mel Taylor.

“Nossa aspiração era não ter que levantar nada mais pesado que uma guitarra (para trabalhar), disse Wilson em 2008. “Mas cresceu para algo tão grande que ficamos internacionalmente conhecidos”.

Os Ventures foram particularmente populares no Japão, onde Wilson e Bogle se apresentaram como uma dupla na sua primeira turnê em 1962 porque o produtor não tinha dinheiro para pagar os outros dois membros.

Os dois americanos causaram uma impressão tão forte, lembrou Wilson em 2008, que quando a banda voltou ao país em 1964, “6.000 pessoas estavam nos esperando no aeroporto”. Ele disse que ele não acreditava que os fãs estavam lá realmente para ver os Ventures.
Imprimir