Imprimir

Notícias / Cidades

Moradores do Despraiado conhecem riscos à saúde provocados pelas queimadas

Da Assessoria/SMS

Técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Cuiabá estiveram hoje (16) pela manhã no PSF Despraiado, onde falaram aos usuários do SUS sobre os riscos à saúde provocados pelas queimadas. É uma ação do projeto “Respire Vida. Eviete Queimadas.” e que faz parte do Programa VIGIAR, criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de minimizar os impactos da poluição atmosférica na saúde da população.

Em sintonia com essa proposta, a secretaria, através da Vigilância em Saúde Ambiental, vem desenvolvendo o projeto desde 2008, justifica o biólogo Vagner Barros, cujas ações contam com a parceria de instituições com base em três pilares.

O primeiro deles, informa o biólogo, é a intensificação da fiscalização conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para que os proprietários de terrenos baldios realizem a limpeza diminuindo os riscos de combustão no período de estiagem.

O outro é o monitoramento da qualidade do ar através de parcerias com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cujas informações estão disponíveis no site: www.cuiaba.mt.gov.br no link “Boletim da qualidade do ar”.

E por último a educação ambiental, por meio de palestras, vídeos e atividades lúdicas em escolas, creches, unidades de saúde e outros. A próxima palestra está prevista para as 14 horas do dia 18 de junho no CAIC Eldorado, bairro Jardim Eldorado, Distrito Leste.
Imprimir