Imprimir

Notícias / Cidades

Policlínica realiza Campanha de Prevenção a Osteoporose

Da Assessoria/Secom VG

A Policlínica do Cristo Rei inicia a Campanha de Prevenção a Osteoporose, o objetivo é identificar possíveis portadores da doença também fazer a prevenção, a campanha é voltada para mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 60.

“Estamos fazendo uma triagem com homens e mulheres com idades entre 50 e 60 anos. Nos casos onde a doença for detectada ou uma propensão a ela, vamos encaminhar para o especialista e realizar o exame de densimetria”, explicou o diretor da unidade de saúde, Márcio Pereira.

Até o momento cerca de 50 pessoas já procuraram a unidade de saúde em busca de atendimento. “Primeiro essas pessoas passam por uma triagem, caso seja detectado algo a pessoa é encaminhada para um especialista, essa procura pelo exame é muito importante para a prevenção da doença”, revelou o coordenador da campanha Bruno Spinelli.

Os interessados devem procurar a Policlínica do Cristo Rei, localizada na Rua Dom Orlando Chaves, S/N, outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3688-3600. É necessário a apresentação de RG e CPF.

O que é Osteoporose: é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica. É definida patologicamente como "diminuição absoluta da quantidade de osso e desestruturação da sua microarquitetura levando a um estado de fragilidade em que podem ocorrer fraturas após traumas mínimos". É considerada um grave problema de saúde pública, sendo uma das mais importantes doenças associadas com o envelhecimento.

A fratura de femur é a consequência mais dramática da osteoporose. Cerca de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril morrem devido à fratura ou suas complicações durante a cirurgia, ou mais tarde por embolia ou problemas cardiopulmonares em um período de 3 meses e 1/3 do total de fraturados morrerão em 6 meses. Os restantes, em sua maioria, ficam com graus variáveis de incapacidade.

Em aproximadamente 20% dos casos pode ser identificada uma doença da qual a osteoporose é secundária e nos 80% restantes os pacientes são portadores de osteoporose da pós-menopausa ou osteoporose senil.

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, 3 em cada 4 doentes são do sexo feminino, 1 em cada 3 mulheres com mais de 50 anos tem a doença. 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose ocorrem anualmente no Brasil. 200.000 pessoas morrem todos os anos no Brasil em decorrência destas fraturas.
Imprimir