Imprimir

Notícias / Agronegócios

Técnicos da Seder participam capacitação em agroecologia

Da Redação/Com Assessoria

Dois engenheiros agrônomos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) participaram da capacitação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) juntamente com o SEBRAE para a implantação de unidades de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) no Brasil. Eles serão multiplicadores junto com o Sebrae nos municípios onde devem ser implantadas as unidades agroecológicas.

Com aulas teóricas e práticas, os técnicos de 10 Estados aprenderam em Teresina, no Piauí, dos dias 4 a 7 de março a fazerem hortas comunitárias, sistema de irrigação, uso de energia, construção de galinheiros, associativismo e comercialização de produtos. “ Inicialmente o projeto tem a intenção de que os agricultores utilizem os alimentos como subsistência, e caso haja excedente este será destinado a venda”, comenta a engenheira agrônoma da Seder, Clariane Maximovitch. O agrônomo Carlos Gustavo Olavarria de Mello também participou da capacitação.

No PAIS, o processo produtivo ocorre sem o uso de agrotóxicos, o sistema funciona a partir da construção de um galinheiro central e ao seu redor são colocadas as hortas com variedade de hortaliças.As galinhas produzem esterco, que servirá de adubo, e também podem ser alimentadas com as hortaliças que não alcaçarem uma boa condição para consumo. A implantação destas unidades autossustentáveis visa reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade, apoiar o correto manejo de recursos naturais e evitar o desperdício de alimento, água e energia . O sistema de irrigação do plantio é por meio do gotejamento.

Imprimir