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Leitão cita propagandas enganosas em campanha para desmascarar PT

De Brasília - Vinícius Tavares

O PSDB deu início a uma campanha nacional que pretende desmascarar o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) e trazer à tona o que a oposição classifica como “Brasil Verdade”, ou seja, tentar mostrar à sociedade brasileira o fracasso do governo petista e a tentativa de manipulação dos reais problemas do país.

A ação foi deflagrada durante ato político realizado pela liderança do PSDB na Câmara Federal nesta quinta-feira (21.3) e que mobilizou deputados, assessores parlamentares e jornalistas do partido. A estrela do evento foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à presidência da república.

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De acordo com o líder da Minoria na Casa, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), o governo da presidente Dilma Rousseff faz propaganda enganosa com uso de dinheiro público, o que ele considera estelionato e calote eleitoral.

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Como exemplo de propaganda enganosa, ele cita as obras para transposição do Rio São Francisco. Apresentado como grande solução para solucionar o problema da seca na região do semi-árido nordestino, o empreendimento, segundo Leitão, estava orçado em R$ 4,6 bilhões mas já ultrapassou R$ 18 bilhões.

Promessas de campanha de Dilma em 2010, como a execução da ferrovia Transnordestina e a construção de seis mil creches até 2014, dos quais, segundo o PSDB, apenas 875 saíram do papel, também foram lembrados, assim como a declaração do ex-presidente Lula, em 2003, quando das comemorações dos 50 anos da Petrobrás, de que a estatal havia alcançado sua auto-suficiência em petróleo.

“Isto é uma falácia. A Petrobrás não atingiu sua auto-suficiência, porque a Petrobrás importou 7,5 milhões de toneladas de combustíveis em 2012. Além disso foram gastos R$ 50 milhões com a campanha publicitária. Sem falar no Fome Zero, Brasil Sem Miséria, a Conta de Energia. Temos de combater de forma eficiente estas mentiras do governo feitas com dinheiro público”, sustenta.

Com relação ao Brasil Verdade, Leitão avalia que a campanha serve para instrumentalizar a oposição e a sociedade para se defender das “mentiras do governo federal”. “Cabe até ação criminal contra estes gastos em publicidade enganosa. A idéia é de que a oposição mostre estas verdades para a sociedade”, acrescentou.

Durante o encontro, o historiador e cientista social, professor da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antônio Villa, foi muito aplaudido ao fazer uma palestra sobre a importância dos partidos de oposição na história política brasileira.

Também presentes, o presidente nacional do PSDB e ex-senador Sérgio Guerra (PE), o líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP) e o senador Aécio reconheceram a infinita superioridade da máquina governamental em comparação com a oposição e da ampla aliança partidária formada em torno do PT para usar a mídia e fazer propaganda do governo.

E destacaram a necessidade de o partido saber trabalhar a comunicação de forma eficaz para contrapor a grande quantidade de informações que o governo divulga por meio de suas ações, por propaganda publicitária e através de sua ampla aliança partidária no Congresso Nacional.

“Houve clara antecipação do processo eleitoral e o PSDB, que é o maior partido de oposição, precisa ter competência para derrubar os argumentos do governo do PT. O governo do PT fracassou e surfa no bom momento da economia a partir de soluções e programas criados durante os governos do PSDB nas áreas da economia e no social”, finalizou Aécio.
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