Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Secretaria de Saúde de Mato Grosso ganha espaço nacional

Da Assessoria SES/MT

O secretário de Saúde Mauri Rodrigues de Lima foi eleito vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na reunião de secretários de estado da saúde de todo o país, ocorrida em Brasília nesta quarta feira (20). O mandato vai até para o biênio 2013/2014. Após a reunião os secretários participaram de uma Audiência no Senado Federal com o Presidente da Comissão de Assuntos Sociais(CAS), senador Waldemir Moka para discutir o financiamento da Saúde Pública e a situação dos médicos no País.

A Diretoria do Conass tem atuação direta junto ao Ministro da Saúde,Alexandre Padilha e seus assessores na articulação técnica e política nos assuntos relacionados à gestão do Sistema Único de Saúde. Mauri Rodrigues já participou da Audiência no Senado Federal como membro da entidade e relatou que o assunto colocado em pauta foi a continuidade da luta visando a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa percentuais mínimos de investimento em Saúde pela União, Estados e Municípios, em tramitação naquela casa de leis.

Outro assunto abordado foi o subfinanciamento do SUS que reflete diretamente na Média Complexidade do sistema que é o espaço de maior atuação da Saúde Suplementar. Mauri disse que foi pedido igualdade no valor pago pelo teto MAC “Muitos estados ganham muito outros menos, existe um descompasso muito grande nos valores pagos pela tabela. O Governo tem que achar uma média e se fazer justiça com todos”, defendeu.

A quantidade de médicos disponíveisno país, foi outro assunto abordado. O número é considerado baixopelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS),.O Ideal apresentado pela OMS é de 2,5 médicos por 1.000 habitantes. No Brasil é de 1,5 por 1,000 habitantes em média.No Centro Oeste a média é de 1,6. Estes números justificam a política de formação de médicos em Mato Grosso. Mauri Rodrigues disse que o Estado está atuando na política de interiorização e no redesenho para o fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde para fixar médicos especialistas no interior. Para isto está abrindo cursos de medicina nos municípios pólo em Saúde. ”Cáceres já implantou ano passado. Está previsto para este ano no município de Várzea Grande, e para o ano de 2014 Rondonópolis e Sinop. A parceria do Governo é com a Univesrdidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), e Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT)”, afirmou. Mauri Rodrigues, realçando que pertencer a diretoria do Conass significa ter voz e voto nas discussões nacionais das Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde e seu financiamento. “ O Conass é um Fórum Permanente de discussões Nacionais em conjunto com Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde( Conasems) visando a melhoria do SUS e que reflete no bem estar de toda a população Matogrossense e Brasileira “, finalizou
Imprimir