Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Jeans apertado favorece corrimento e soja ameniza sinais da menopausa

G1

São muitos os mitos e as verdades que rondam a saúde da mulher, desde se uma calça jeans apertada pode favorecer um corrimento vaginal até se consumir soja ajuda a melhorar os sintomas da menopausa.

No Bem Estar desta sexta-feira (22), os ginecologistas José Antônio Marques e Nilson Roberto de Melo tiraram várias dúvidas sobre ciclo menstrual, pílula, cistos e endometriose, entre outros temas. Já a fisioterapeuta Débora Páduae ensinou exercícios para fortalecer o períneo e evitar a incontinência urinária.


A musculatura do assoalho pélvico funciona como uma rede que sustenta todos os órgãos. A flacidez dessa região pode ser causada por vários fatores, como sobrepeso, gestação (geralmente acima de três), disfunção hormonal, parto normal (se for feito um corte no períneo) e excesso de fortalecimento do abdômen.

A fisioterapeuta explica que a queda de hormônios provoca uma perda de fibras musculares, causando o enfraquecimento do assoalho pélvico.

Já o excesso de exercícios para o abdômen pode provocar perda de urina porque a pressão na barriga empurra os órgãos para baixo.

Segundo Débora, os exercícios para a pelve ajudam no sexo e evitam que as grávidas tenham perda de urina, que o útero ou a bexiga desçam para o assoalho pélvico e que os idosos sofram com incontinência.

Os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. Faça 30 repetições de dois exercícios, contraia e relaxe a pelve. Depois, contraia novamente, segure por 10 segundos, relaxe a pelve e conte mais 10 segundos. Repita 30 vezes. Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar: no banho, dirigindo, andando de bicicleta, etc.

Para saber como movimentar a musculatura da pelve, experimente cortar o xixi. Mas atenção: isso só serve para descobrir como deve ser feita a contração. Os exercícios nunca devem ser feitos durante o xixi, porque isso pode prejudicar a bexiga.

E se você quiser aliviar os sinais da tensão pré-menstrual (TPM), que aumentam após os 35 anos, é indicado fazer atividade física, manter uma alimentação leve e evitar cafeína.

Em alguns casos, os médicos recomendam o uso da pílula anticoncepcional, porque ela ajuda a tratar a TPM e melhora a cólica.
Imprimir