Imprimir

Notícias / Cidades

Implantação do Sindec ligará Procon Sinop ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

Da Assessoria/Procon-MT

O Procon Sinop, a partir da próxima sexta-feira (19.06), contará com mais uma ferramenta de proteção aos consumidores. Isto será possível devido a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) no órgão. Integrado ao Sindec, o Procon Sinop poderá publicar anualmente o seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Esse cadastro será resultado dos processos abertos a partir de reclamações de consumidores e formará o ranking das empresas com o maior número de reclamações registradas no Procon.

O Sindec possibilitará também o conhecimento das áreas mais demandadas (Serviços Essenciais, Serviços Privados, Alimentos, Serviços Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde) e o perfil do consumidor quanto à idade e sexo entre as pessoas que procuraram o Procon Sinop.

A implantação do sistema está sendo feita pela gerente de Atendimento do Procon Estadual, Priscila Garcia, e pelo técnico em informática do Procon, Cristiano Henrique de Oliveira. Durante essa semana estão sendo repassadas informações aos servidores do Procon de Sinop de como utilizar o Sindec para abertura da Carta de Investigação preliminar (CIP) e de processos. Na sexta-feira (19.06), os técnicos acompanham na prática o atendimento à população, já com a utilização do Sindec.

Segundo a gerente de atendimento, com a implantação do Sindec, o Procon Sinop estará ligado ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). “As reclamações registradas no Procon Sinop serão visualizadas nacionalmente, pois, a partir do próximo ano, farão parte do Cadastro Nacional de Reclamação Fundamentada. Isso representa um ganho para os consumidores, que poderão conhecer quais são os fornecedores de Sinop que não respeitam o direito do consumidor”, explica Priscila.

Para a coordenadora do Procon Sinop, Ivete Mallimann, a implantação do Sindec é um passo muito grande para a profissionalização do órgão. “O Sindec permitirá a padronização do atendimento, a agilidade processual e a celeridade dos procedimentos”, destaca. Ivete ressalta que espera a conscientização da comunidade sinopense com a publicação do cadastro. “Os consumidores terão a chance de não comprar dos maus fornecedores”.

Vinte e quatro Procons Estaduais e mais de 110 municípios já possuem Sindec. Em Mato Grosso, além de Sinop, os Procons de Rondonópolis, Alta Floresta, Sorriso e Campo Novo dos Parecis já atendem integrados ao sistema. Este ano está previsto a implantação de Sindec em quatro municípios do Estado.

Para realizar uma consulta ao Sindec, basta acessar o site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br/dpdc

Para mais informações procure o Procon Estadual. A sede do órgão atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenido do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones são 151 e 3613 8500.

Imprimir