Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Conheça os tipos de suplementos mais populares e os benefícios para a mulher

Extra

Muita gente não sabe, mas por mais que nossa alimentação seja completa, com todos alimentos necessários, sempre falta um pouquinho de algum nutriente. É nesse momento que entram em cena os suplementos alimentares. Eles são espécies de "comidas" em pílulas, cápsulas, pós e shakes que dão aquele ‘a mais’ que estamos precisando.

Normalmente usados para potencializar os efeitos da malhação, também servem para emagrecer, controlar o colesterol, aumentar a imunidade e regular a flora intestinal.

— Mesmo que nos alimentemos bem, a qualidade da comida não é a ideal, pois ela perde parte de suas vitaminas na conservação e no cozimento — explica Fernanda Braga, farmacêutica da HealthLine.

Já a partir dos 12 anos é possível consumir suplementos com as mais variadas funções. A partir dos 30, o corpo precisa complementar a alimentação natural e a suplementação torna-se necessária.

— Em contrapartida, é preciso fazer um check-up antes de optar pelos suplementos, porque alguns são contraindicados para certas patologias — alerta a nutricionista Patrícia Brigagão.

Suplementos não são considerados medicamentos. Por isso, é possível comprá-los sem receita médica. No entanto, não é essa a indicação, já que o exagero pode causar efeitos colaterais.

Alheia à recomendação médica, a modelo Paola Leça, de 22 anos, começou, por conta própria, a usar suplementos de proteína e hipercalóricos aos 15:

— Comecei pela onda de amigos da academia. Queria engordar, pois era muito magra. Hoje, tomo cinco suplementos diferentes, mas são todos recomendados por um médico e com um objetivo.

Uma forma de suplementação alimentar bastante conhecida no auxílio da alimentação é a proteína. "Para aumentar a massa muscular, a orientação é usar suplemento de proteína. Como não há restrição de compra, a quantidade que se deve tomar, normalmente, é indicada pelo fabricante na embalagem", afirma Fernanda, que orienta: "A dosagem é algo importante. Proteína em excesso sobrecarrega o rim e, se não malhar, engorda. Dessa forma, beber muita água é imprescindível". Para fins estéticos, outros suplementos entram na lista. São eles: os termogênicos, os shakes anticelulíticos, o óleo de cártamo e o óleo de coco.

TIPOS DE SUPLEMENTOS

Termogênicos: Aceleram o metabolismo para quebrar e consumir gorduras
Ômega 550: É uma variação do ômega 3, que serve para controlar o colesterol e os triglicerídeos, além de ajudar na memória e concentração

Óleo de cártamo: Ajuda na redução de gordura corporal e promove maior aporte energético

Óleo de coco: Além de ajudar no processo de emagrecimento, é um estimulante da imunidade

Probiótico: Este tipo de suplemento ajuda a equilibrar a flora intestinal. Não deve ser tomado em excesso, pois pode causar diarreia

Proteína: É indicada para emagrecimento e aumento de massa muscular: só para quem malha
Imprimir