Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Novo desembargador assume vaga no TJMT e exalta atuação de juízes

Da Assessoria/TJ-MT

Tomou posse na manhã de hoje (17 de junho) o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Teomar de Oliveira Correia, de 67 anos, eleito pelo critério de antiguidade. A cerimônia de posse, ocorrida em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, foi presidida pelo desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, e contou com a presença de várias autoridades, entre as quais representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB-MT e Associação Mato-grossense de Magistrados. A solenidade foi prestigiada também por juízes de direito com atuação nas comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, além de familiares do empossando.

No decorrer da cerimônia, o novo desembargador foi saudado pela desembargadora Clarice Claudino da Silva que, em nome dos demais integrantes do TJMT, destacou as qualidades pessoais e profissionais do magistrado, enfatizando a satisfação pelo seu ingresso na mais alta corte de Justiça do Estado. “Na ficha funcional do novo desembargador, só constam registros de louvores e elogios”, destacou a desembargadora Clarice Claudino que, completando a felicitação, citou a obra de Rui Barbosa, “Oração aos moços”, onde o poeta classifica que “... Todo bom magistrado tem um pouco de heróico em si mesmo...”.

No seu pronunciamento, já na condição de empossado, o desembargador Teomar de Oliveira Correia lembrou o início da sua carreira de magistrado, abordando as dificuldades enfrentadas, e sempre superadas pelo que identificou como “espírito desbravador dos juízes de Primeiro Grau”. Em homenagem a estes, o desembargador fez questão de consignar que a sociedade cobra muito dos juízes de Primeiro Grau, depositando sobre eles muitas frustrações em razão da lentidão, mas esquecendo-se “que os juízes não criam lei; quem as elabora são os legisladores, democraticamente eleitos pelo voto direto e secreto do povo”.

A propósito, citou pensamento do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Carvalho Vidigal, para quem o juiz é “a pessoa de quem tudo se espera, a quem tudo se cobra e contra quem tudo se volta”. O desembargador discorreu ainda acerca da responsabilidade de assumir o cargo, antecipando o compromisso de “responder da melhor maneira à sociedade“.

Reiterando os cumprimentos ao empossado em nome do Tribunal de Justiça, o desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos formulou votos de êxito, manifestando sua convicção quanto à elevada qualidade do trabalho a ser desenvolvido pelo novo magistrado de Segundo Grau junto à Câmara Criminal onde deverá atuar.

Trajetória – O desembargador Teomar de Oliveira Correia é maranhense de Codó (a 290 km de São Luis), onde iniciou seus estudos nos ensinos fundamental e médio, antes de mudar-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu as faculdades de Jornalismo e de Direito. Após a graduação em Direito, exerceu a advocacia por mais de 12 anos, sendo aprovado em diversos concursos públicos, entre os quais para os cargos de procurador autárquico, auxiliar legislativo da Assembléia do Estado da Guanabara e juiz de Direito em seu Estado natal. Ingressou na magistratura mato-grossense em 17 de dezembro de 1981, ao ser aprovado em concurso de provas e títulos. Atuou, inicialmente, nas Comarcas de Alto Araguaia e Alto Garças (distantes a 415 e 357 km da capital, respectivamente); jurisdicionando em seguida em Barras do Garças (500 km de Cuiabá). Respondeu também pela Primeira Vara Criminal e pela Terceira Vara de Família da Comarca de Várzea Grande e, por último, foi titular da Terceira Vara Cível da mesma comarca, onde estava lotado até sua eleição para integrar o Pleno do TJMT, em vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Benedito Pereira do Nascimento.
Imprimir