Imprimir

Notícias / Educação

Programa Ciência sem Fronteiras contempla estudantes de Roraima

G1

Três acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, e embarcam em setembro deste ano para os Estados Unidos.

Nelma Gabrielle Cruz, de 19 anos, acadêmica do curso de Engenharia Civil; Joelly Kalyne Jucá, de 21 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo e Wallace Ferrão Cavalcante, de 21 anos, estudante de Engenharia Civil, vão passar um ano cursando disciplinas de suas áreas de graduação.

Nelma, Joelly e Cavalcante vão para instituições diferentes. Nelma vai para a Western Michigan University, em Kalamazoo; Joelly vai passar um ano na University of Nebraska Omaha, em Omaha e Cavalcante vai estudar no Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova York. Todas referência na área tecnológica dos Estados Unidos.

Segundo Cavalcante, a expectativa pela nova experiência é grande. “Eu via o meu email o tempo inteiro para checar a chegada da carta da universidade, já que essa será uma oportunidade única de conhecer a cultura deles. Vai ser um aprendizado e tanto estar junto deles”, conta.

Ciência sem Fronteiras
O Ciência sem Fronteiras dá prioridade às áreas da ciência e tecnologia, e oferta vagas em universidades no exterior, avaliadas por órgãos de fomento à pesquisa, como CAPES e CNPq.

Para participar, o interessado deve inscrever-se nas chamadas públicas, disponíveis no portal do programa. Há também modalidades para Alunos de pós-graduação e pesquisadores. O programa financia passagens aéreas, auxílio mensal, pagamento das taxas escolares, acomodação, alimentação e seguro saúde. Além disso, os alunos em mobilidade acadêmica têm à disposição supervisores para prestar atendimento na universidade de destino.
Imprimir