Imprimir

Notícias / Política BR

Brasil tem superávit comercial de US$164 mi; pior em 12 anos para março

G1

A balança comercial brasileira registrou superávit de 164 milhões de dólares em março, o primeiro saldo positivo mensal neste ano, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira.

O resultado veio abaixo do esperado pela mediana dos especialistas consultados pela Reuters, com projeção de saldo positivo de 200 milhões de dólares. Apesar de positivo, o superávit do mês passado é o pior para março desde 2001, segundo a série histórica do Banco Central.

Em fevereiro, a balança comercial havia registrado déficit de 1,28 bilhão de dólares, no pior resultado para o mês da série histórica.

No mês passado, as exportações somaram 19,323 bilhões de dólares e as importações, 19,159 bilhões de dólares, ainda segundo o ministério.

O resultado ainda sofre as consequências do registro atrasado de aquisições de gasolina feita pela Petrobras no exterior em 2012, mas que estão sendo contabilizadas somente neste ano, elevando as importações.

No mês passado, as importações de combustíveis e lubrificantes somaram 3,177 bilhões de dólares. Pela média diária, que somou 158,9 milhões de dólares, houve alta de 15,8 por cento sobre um ano antes.

Com isso, o ano acumula déficit comercial de 5,150 bilhões de dólares. No mesmo período do ano passado, o saldo estava positivo em 2,419 bilhões de dólares.

A expectativa do governo é que o saldo deficitário na balança comercial seja revertido no segundo trimestre, com o início dos embarques da safra agrícola brasileira e com as exportações de minério de ferro com preços superiores aos praticados em 2012.


Imprimir