Imprimir

Notícias / Turismo

Oficina traça estratégias para Rota Travessia do Pantanal

Da Assessoria/Sedtur MT

Com a intenção de promover, viabilizar e consolidar a Rota Travessia do Pantanal, acontece nestes dias 16 e 17 de junho, no Sebrae, em Cuiabá, a oficina de Planejamento Estratégico da Rota Travessia do Pantanal.

Esta oficina é direcionada ao Comitê Gestor, que fará a avaliação e a determinação das estratégias para que o projeto Rota Travessia do Pantanal se torne uma realidade consolidada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Durante a oficina, os consultores da Marca Brasil, empresa contratada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e Sebrae-MT, repassaram aos integrantes do Comitê todas as informações que foram levantadas e analisadas durante a visita técnica no último mês de março. Nesta oficina estão sendo levantadas questões como a necessidade de melhorias em infraestrutura, formas de sistematizar os pacotes turísticos na região, os eixos turísticos, transporte, roteiros de turismo de pesca, rural e cultural, entre outros.

Desde 2006, os dois estados vêm trabalhando para que a Rota Travessia do Pantanal seja viabilizada como destino turístico consolidado, pois trará inúmeros benefícios para ambos. Em Mato Grosso, o Rota contemplará os municípios de Póconé, Cáceres e Barão de Melgaço.

A secretária adjunta de Estado de Turismo, Vanice Marques, que também participa da oficina, disse que a Rota Travessia do Pantanal trará benefícios para Mato Grosso principalmente na época da Copa do Mundo de 2014. “Cuiabá será uma das sedes da Copa de 2014, com isso a Capital será um chamariz para os turistas; com a rota consolidada, esses turistas economizarão principalmente tempo, conhecendo por uma só rota as regiões que fazem parte de um dos maiores patrimônios da humanidade, que é o Pantanal”, disse Vanice Marques.
Ela ressalta ainda que a Rota Travessia do Pantanal será um elo para atrair os turistas para conhecer também o Araguaia, Cerrado e a Amazônia mato-grossenses.

“Por meio desta oficina estamos orientando os membros deste comitê, repassando informações da realidade existente hoje na região do Pantanal. Nossa intenção é repassar e buscar ideias, para juntos criarmos estratégias e formas de sistematizar, e fomentar pacotes turísticos consolidados na Rota Travessia do Pantanal”, disse a consultora Rejane Pasquali. Já o consultor Adones Zimerman ressalta que é importante um alinhamento na comunicação entre Comitê Dirigente e o Comitê Gestor.

As regiões pertencentes à Rota Travessa do Pantanal estão nos municípios de Cáceres (MT), Poconé (MT), Porto Murtinho (MS), Miranda (MS) e Corumbá (MS). Este projeto visa à integração dos estados por meio das rotas turísticas da região do Pantanal.
Imprimir