Imprimir

Notícias / Política MT

Governo deve convocar 135 defensores públicos aprovados em concurso

De Brasília - Vinícius Tavares

O governo federal estuda o aproveitamento de 135 defendoses públicos aprovados em concurso realizado em 2012 e que aguardam nomeação. O pedido foi feito pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) durante audiência com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e com representantes dos defensores nesta quinta-feira (4.4).

A ministra firmou compromisso de apresentar um cronograma ainda em abril e nomear 80 aprovados entre maio e dezembro desse ano. Os outros 55 novos defensores federais serão chamados até junho de 2014, antes de vencer o concurso. Mirian Belchior também se comprometeu a fazer a previsão orçamentária das nomeações dos outros 55 aprovados.

Aqueles que têm sede de justiça continuam com sede, afirma Valtenir

De acordo com o deputado, foi reforçada a necessidade de aproveitamento urgente dos defensores em virtude da falta destes profissionais. “Mostramos a ela dados do mapa das defensorias divulgado pelo Ipea, onde fica evidente a necessidade de levarmos o acesso à justiça ao cidadão mais pobre”, comentou.

Não é a primeira vez que o parlamentar negocia com o governo federal a convocação de servidores concursados. O deputado conseguiu fazer com que o Planejamento chamasse 400 pessoas aprovados no concurso da Polícia Federal realizado em 2008, sendo 150 delegados e 250 peritos.

O caso mais emblemático foi a convocação do excedentes da Polícia Rodoviária Federal em 2009, quando 170 patrulheiros conseguiram ser chamados pelo governo para atuar em Mato Grosso e no Pará depois de insistente negociação com o Executivo. Além destes, outros 700 novos agentes da PRF selecionados no pleito de 2020 também se habilitaram a trabalhar em todo o país.

O deputado também insistiu com a ministra do Planejamento, que é quem realmente detém o comando sobre os recursos do orçamento federal, sobre a necessidade de investimentos federais em logística de transportes em Mato Grosso. “A ministra prometeu encaminhar investimentos em logística em Mato Grosso. Explicamos que cada real investido no Estado significa o retorno de 10 reais para o Brasil”, destacou Valtenir.

Atualizada e corrigida às 21h59.
Imprimir