Imprimir

Notícias / Educação

Querência e o 5° município beneficiado pela implantação de Bibliotecas Públicas

Da Assessoria SEC/MT

Dando continuidade a ação estadual de Implantação e Modernização de Bibliotecas Públicas, a Secretaria de Estado de Cultura entregou a mais um município um kit de materiais, na tarde desta quarta-feira (16). Querência é o 5° município a receber o kit que conta com mesas, armários, cadeiras, livros e um computador.

O objetivo da ação é atender às solicitações de livros, materiais e mobiliários, feitas pelos municípios do Estado. “Em algumas cidades não havia bibliotecas, e em outras, as que existiam, encontravam-se em estado precário, com pouca possibilidade de uso. Nós selecionamos os municípios e já entregamos cinco desses kits, ainda faltam mais cinco”, esclarece Saline Marques, coordenadora da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça.

Querência é um dos municípios beneficiados onde a estrutura de biblioteca era muito pequena. Para o prefeito Fernando Gorgen, o kit vem aumentar a possibilidade de uso da biblioteca. “Uma ação assim é muito importante, principalmente porque esse setor tem infraestrutura pequena em nossa cidade. Nós sabemos é claro, que quanto mais livros tivermos na comunidade, melhor se torna a educação porque incentiva a leitura e aumenta o conhecimento”, observa.

O município também já recebeu em novembro do ano passado, um total de 279 livros de autores regionais, editados pela Lei de Incentivo a Cultura, elémde CD musicais com canções regionais. “Os livros entregues hoje vêm complementar o acervo já enviado no ano passado, que contia livros de geografia, historia e principalmente de literatura”, explica Salime. Desta vez foram fornecidos 156 títulos com assuntos variados, além de armários e estantes de aço, cadeiras, mesas de leitura e um micro computador.

Mato Grosso é o único estado que organizou recursos e fez a aquisição de equipamentos para fomentar, tanto a implantação, como a modernização de bibliotecas públicas em seus municípios. “Esta ação é exclusiva de Mato Grosso, nenhum outro estado a fez. Além disso, ela é feita exclusivamente com os recursos estaduais e vem complementar o programa contínuo de Modernização Livro Aberto, realizado pelo Governo Federal”, explica Josilda Eva de Campos, técnica de desenvolvimento social e econômico.

Já foram beneficiados pela ação os municípios de Santa Rita do Trivelato, Itiquira, Itaúba, Porto Esperidião e Querência. Até 2011, a Secretaria de Cultura espera atender a todos os municípios do estado com a ação.

Imprimir