Imprimir

Notícias / Esportes

Tite planeja mais treinos de pênaltis, e Pato vira favorito a cobranças

Globo Esporte

O Corinthians está classificado com antecedência para as fases decisivas do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores da América. Mesmo assim, as repetidas falhas em um fundamento têm incomodado o técnico Tite e seus jogadores. Após o erro de Guerrero na vitória por 2 a 0 sobre o São Bernardo, domingo passado, o time acumula quatro pênaltis perdidos em sete tentativas na temporada. O comandante está preocupado, e prometeu trabalhar mais no quesito.

Às vésperas dos mata-matas, os treinos de pênaltis costumam ser mais intensos. Isso porque as fases decisivas dos campeonatos podem ser decididas neste tipo de cobranças. Tite não quer dar chance a novos erros.

– Agora começa a segunda parte do trabalho, com o time já classificado. Antes já treinávamos, agora mais ainda. Pênalti é treinamento e emocional. Vamos treinar mais, sim – enfatizou.

Nos treinos, o melhor desempenho tem sido do atacante Alexandre Pato, que fez gol na única vez que bateu pênalti em um jogo oficial na temporada: na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo. Após o apito final das atividades, o atacante costuma desafiar os goleiros para algumas séries de cobranças e quase sempre leva a melhor.

Tite avisou que o desempenho nos treinos o levaria a escolher os futuros cobradores. Chicão é considerado o batedor oficial, mas hoje está na condição de reserva e só começa jogando quando Gil ou Paulo André não estão à disposição. Assim, o desafio do técnico é encontrar uma alternativa ao zagueiro. Pato aparece como favorito.

– Tenho treinado muito. Todos os dias fico treinando pênaltis e faltas, mas isso depende do professor. Estou preparado. Se ele (Tite) deixar eu bater, bato – esclareceu Alexandre Pato.

Antes da vitória por 1 a 0 sobre o Millonarios, semana passada, Pato impressionou em um treino de pênaltis na Colômbia. Teve 100% de aproveitamento nas cobranças e ainda tirou onda com os goleiros. Na comissão técnica, seu esforço para melhorar no fundamento é elogiado.

Além de Pato, apenas Guerrero e Fábio Santos marcaram de pênalti em 2013. Dos quatro erros, um foi do mesmo Guerrero, outro de Chicão, e dois de Emerson Sheik.
Imprimir