Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Anvisa cria regras para rótulos de repelentes de insetos

G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou um regulamento específico para os rótulos de repelentes contra insetos. O objetivo da agência reguladora é deixar as informações mais claras para o consumidor.

A principal mudança é a proibição do uso de imagens e figuras de apelo infantil. Como os produtos são tóxicos, a aplicação deve ser feita sempre por um adulto. Assim, mesmo se o produto for destinado às crianças, não pode despertar o interesse delas, até para não ser confundida com alimentos, na visão da agência. Cores diferentes e a identificação verbal de que o produto é para crianças continuam permitidos.

O rótulo também precisa especificar se o repelente tem um ingrediente conhecido como Deet. Essa substância pode ser nociva e, por isso, seu uso é vetado em menores de dois anos. Além disso, crianças de até 12 anos só podem aplicá-lo três vezes ao dia. Essas informações devem estar explicadas no rótulo.

As normas foram definidas durante uma reunião da diretoria da Anvisa nesta segunda (8) e devem ser publicadas no Diário Oficial da União em breve. Após a publicação, os fabricantes terão um ano e meio para se adaptarem ao regulamento.
Imprimir