Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Síria quer que ONU inclua Al-Nusra como 'organização ligada à Al-Qaeda'

G1

O ministério sírio das Relações Exteriores pediu nesta quinta-feira (11) que o Conselho de Segurança da ONU inclua a frente Al-Nusra, envolvida na batalha contra o regime, na 'lista negra' de entidades e indivíduos vinculados à Al-Qaeda para os quais estão previstas severas sanções.

"A Síria apresentou um pedido ao Conselho de Segurança para que inscreva a organização Frente Al-Nusra na lista unificada das organizações vinculadas à Al-Qaeda", indicou o ministério em um comunicado, em referência à resolução 1267 de 1989 da ONU.

Na quarta-feira (10), Frente Al-Nusra, na linha de frente de combate contra o regime sírio, anunciou que jurava lealdade ao chefe da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, mas queria manter sua identidade, de modo que rejeita a fusão com o braço iraquiano da rede extremista.

"Nós, a Frente Al-Nusra, juramos lealdade ao xeque Ayman al-Zawahiri (...)", afirma o chefe da Al-Nusra, Abu Mohamed al Julani, em uma mensagem sonora divulgada em fóruns jihadistas.

Por sua vez, o pedido se distanciou do anúncio de fusão realizado na terça-feira (9) pelo braço iraquiano da Al-Qaeda, rede do falecido líder terrorista Osama bin Laden.

'Nós informamos que nem o comando da Al-Nusra, nem sua Shura (conselho consultivo), nem seu responsável geral estavam cientes deste anúncio. Eles se inteiraram através dos meios de comunicação e, caso o discurso divulgado seja autêntico, não fomos consultados', afirma seu chefe.
Imprimir