Imprimir

Notícias / Política MT

Júlio Campos cobra investimento urgente nas ferrovias Vicente Vuolo e Fico

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado federal Júlio Campos (DEM-MT) cobra mais investimentos do governo federal para dar celeridade às obras das ferrovias Vicente Vuolo (Ferronorte) e Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) e lembra que as novas via representarão economia de 36% no escoamento de grãos se comparadas ao esoamento rodoviária até o porto de Paranaguá (PR).

“Faço um apelo ao Governo Federal, que ele priorize a construção das nossas ferrovias, pois a Ferrovia Vicente Vuolo, que
liga São Paulo e Rondonópolis à Cuiabá, paralisada em Rondonópolis”, afirma ao pedir urgência federal e empenho do Ministério do Planejamento com relação à Fico, entre Uruaçu (Go) até Lucas do Rio Verde, depois, seguindo até Vilhena (RO).

"Queremos investimentos federais", alerta Valtenir sobre obras da FICO e Ferronorte

Ele destaca que Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país. Na safra de 2013 colherá 37 milhões de toneladas de grãos, das quais 23 milhões de toneladas são de soja e 13 milhões de toneladas de milho. No entanto, ressalta, mesmo com a expressiva safra, em media, 90% do escoamento é feito por via terrestre.

Ferrovia em Lucas está na fila de prioridades do governo, diz ANTT

“É inadimissível que Mato Grosso como representante brasileiro em exportações de grãos, com enorme potencial produtivo, tem perdido suas vendas por causa de atrasos em função de problemas elementares, como a logística de transporte para escoar esses grãos”, lamenta.

Classe política e empresarial de MT faz apelo ao governo por ferrovias

Conforme estudo “Transporte e Economia — o Sistema Ferroviário Brasileiro”, publicado recentemente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e citado pelo parlamentar, vários são os benefícios do modal, entre eles, a diminuição nos custos de locomoção, redução do tempo do transporte, além da segurança da carga transportada e queda no número de acidentes.
Imprimir