Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Projeto prevê multa para quem jogar lixo e cocô de cachorro na rua

G1

Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, jogar lixo no chão ou não recolher dejetos de animais de estimação das ruas pode se tornar infração. Os projetos foram criados por dois vereadores da cidade e preveem multas para quem infringir a lei. As duas propostas estão sendo apreciadas pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal.

"O objetivo é a conscientização das pessoas, saúde pública e em terceiro lugar a limpeza da cidade", afirmou o vereador Maycon César, autor de um dos projetos. Já para vereador Lioilson Corrêa, a intenção é reduzir o lixo, que acaba entupindo as bocas de lobo. "Observamos que um grande problema relacionado com as cheias isoladas na nossa região era exatamente o excesso de lixo jogado nas entradas das bocas de lobo e córregos", disse ele.

Algumas voltas na cidade e já é possível encontrar restos de cigarros, embalagens de doces e garrafas pet. O parque da cidade possui lixeiras espalhadas em todos os setores. Em um setor, o Guanabara, há 10 lixeiras, mas há lixo espalhado pelo chão. Alguns moradores já reclamam do lixo espalhado pela cidade. "Sujeira, copinho, cigarros, garrafas, cocô de cachorro. Está triste andar na cidade", diz a cuidadora de idosos, Selma Sebastiana Corrêa.

Os projetos prevêem que a fiscalização das ações dos cidadãos seja resposabilidade aos agentes de trânsito do Instituto de Trânsito de Joinville. Os dois projetos já estão na Comissão de Legislação e Justiça para análise, mas a discussão também ganhou as ruas da cidade. "As pessoas deviam ser mais educadas, que não joguem o lixo na rua. Porque as vezes a gente pisa em cima, tem que chutar latas pela rua", disse a moradora Maria do Carmo Ribeiro, que concorda com a aplicação de multas.

O projeto também prevê que mais lixeiras sejam instaladas pela Administração Municipal, através de parcerias. "Cada 10 ou 50 metros tem que ter uma lixeira, porque às vezes a gente quer colocar e não encontra lixeira para colocar o lixo". disse uma moradora.
Imprimir