Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Jovem de 15 anos comemora retirada de tumor no cérebro no ES

G1

Depois de enfrentar as dificuldades do sistema público de saúde e passar por uma cirurgia de retirada de um tumor no cérebro, o jovem Lucas Andrade, de 15 anos, morador da Serra, na Grande Vitória, afirma estar renovado. O menino foi recebido com festa pelos familiares em casa, após anos de agonia e espera. Passada a operação, a família informou que Lucas continua o tratamento no Hospital Infantil de Vitória e vai ter acompanhamento neurológico no Hospital Dório Silva, na Serra.

A mãe do jovem, que aguardava a realização de um exame para verificar o tamanho do tumor, lamentou a longa espera. "É triste você ter que ir para a televisão, expor o seu problema lá, para poder ser cuidado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é um direito que você tem", falou Samira Andrade. Depois de uma reportagem da TV Gazeta, exibida no início do ano, Lucas passou pelo exame de que precisava e, em seguida, a cirurgia foi marcada.

Segundo a família, a sensação atual é de alívio, mas o passado recente de tristeza e dificuldade não vai sair da memória. "É muito bom você ver o seu filho sorrir de novo. O mais triste é quando ele perde o sorriso quando está doente e o Lucas tinha perdido a alegria", disse a mãe. Passada a cirurgia, o jovem passa a ser acompanhado por um médico oncologista e por um neurologista.

Segundo os familiares, o menino passa bem, está com a alimentação adequada e se distrai com pinturas, que é parte da atividade de fisioterapia. Lucas continua o tratamento no Hospital Infantil de Vitória e vai ter acompanhamento neurológico no Hospital Dório Silva, na Serra.
Imprimir