Imprimir

Notícias / Cidades

Dois milhões de dólares apreendidos pela PRF em estepe de caminhonete pertenceriam a maior traficante de cocaína da fronteira

De Brasília - Marcos Coutinho

 Os cerca de dois milhões de dólares apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal dentro de um estepe de uma caminhonete que trafegava a BR-070 pertenceriam a um dos maiores traficantes da fronteira entre a Bolívia e o Brasil em Mato Grosso, segundo informou uma fonte da PRF na noite desta quarta-feira (17).

PRF prende três suspeitos que carregavam cerca de 2 milhões de dólares em pneu


O traficante, ainda de acordo com a fonte, tem como base o município de Pontes e Lacerda, localizado a 450 quilômetros de Cuiabá, próximo a divisa com a Bolívia. O montante apreendido seria usado para comprar cocaína no país vizinho.

“Ele (o traficante) é velho conhecido da polícia. Vamos aprofundar a investigação”, declarou um das fontes ouvidas pelo Olhar Direto. Ainda há informações de que um dos três homens presos seria muito próximo ao líder da quadrilha de tráfico de drogas.

Na avaliação de outra fonte, a Polícia Federal jamais poderia ter liberado os presos, porque a ilegalidade do transporte dos dólares “está mais do que comprovada”.

A apreensão do dinheiro aconteceu na terça-feira (16), próximo ao Trevo da cidade de Nossa Senhora do Livramento. Os policiais realizaram uma abordagem de rotina em um caminhão e, durante a revista, encontraram R$ 10 mil e quatro celulares. Nos telefones, a polícia encontrou várias mensagens sugerindo o transporte ilegal.

O veículo, com placa de Cuiabá, era conduzido por um jovem de 23 anos e um homem de 33 anos estava como passageiro. Os dois disseram que residiam em Pontes e Lacerda. Quando questionados sobre o valor encontrado, eles entraram em contradição. Enquanto um alegava o pagamento de despesas médicas, outro afirmava que era para comprar um carro.

Os dois possuíam passaporte com registro de passagens recentes pela Bolívia. Um deles disse que era fazendeiro em Ponte e Lacerda, região de fronteira, e que era proprietário de um avião de pequeno porte com o qual fazia viagens frequentes até o país vizinho.

Apesar das contradições, os agentes não encontraram nada ilícito e liberaram o veículo. Porém, o caminhão foi seguido por outra equipe, que contou com o apoio do Núcleo e Operações Especiais da PRF. Eles acabaram flagrando os ocupantes do caminhão encontrando com um terceiro homem, que estava em uma caminhonete com placas de Cuiabá, no bairro Cristo Rei em Várzea Grande.

Os agentes abordaram os três homens que demonstraram muito nervosismo e foram encaminhados ao posto da PRF do Trevo do Largato. A PRF fez uma segunda revista nos veículos e encontraram, dentro do estepe da segunda caminhonete, vários pacotes com dólares. Cada um deles continha U$$ 100 mil e que ao todo totalizou cerca de US$ 1,9 milhão.
Imprimir