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Em pronunciameno na Câmara, Homero defende melhoria na logística de transporte do país

De Brasília

O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) pronunciou agora a pouco discurso que destaca a importância da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog) para o país, sobretudo, nesse momento em que a crise econômica mundial potencializou a elevação dos custos de produção da indústria, do comércio e do agronegócio.
“Com o objetivo de buscarmos soluções estruturantes e duradouras, necessitamos de uma ampla articulação política e planejamento estratégico, para através de ações e proposições aumentarmos nossa competitividade frente aos desafios internos e externos, nos diferentes modais”, advertiu.

Veja a íntegra do discurso

(O Sr. HOMERO PEREIRA (PR-MT) pronuncia o seguinte discurso):
Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, demais senhoras e senhores aqui presentes, os que estão acessando a Internet e aqueles que sintonizam a Rádio e a TV Câmara em todo o Brasil, especialmente a população do Mato Grosso, a quem tenho o orgulho de aqui representar.
Com a Crise Econômica Mundial a Logística de Transportes e Armazenagem potencializam a elevação dos custos de produção em nosso país. Com o objetivo de buscarmos soluções estruturantes e duradouras, necessitamos de uma ampla articulação política e planejamento estratégico, para através de ações e proposições aumentarmos nossa competitividade frente aos desafios internos e externos, nos diferentes modais.
Pensando em atender essas demandas de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil, acabamos de lançar a FRENLOG - Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, composta de 307 deputados e 25 senadores.
Como Presidente, desse Colegiado, encaro com muita responsabilidade, mais este desafio pois o setor de logística de transportes e armazenagem no Brasil ainda é um dos sérios obstáculos que impedem nosso ingresso duradouro no restrito clube das nações desenvolvidas. Procuraremos desempenhar essa atribuição com o habitual entusiasmo, na certeza de unirmos esforços, Governo, iniciativa privada, Congresso Nacional e sociedade organizada, pois nosso País tem plenas condições de atingir nesse setor o patamar de excelência requerido pela modernidade tecnológica. Sem isso, não atingiremos nunca os níveis de desenvolvimento que incrementem a produção, o emprego, a renda e a geração de negócios que nos coloquem nos trilhos de uma nação que resolveu suas seculares carências sócioeconômicas.
Os demais membros da FRENLOG são: 1º Vice- Presidente, Dep. José Santana (PR/MG); Vice- Presidentes Regionais: da região Sul: Deputado Celso Maldaner (PMDB/SC); região Sudeste: Deputado Márcio França (PSB/SP); região Norte: Senador Flexa Ribeiro (PSDB/PR): região Nordeste: Deputado Betinho Rosado (DEM/RN); região Centro-Oeste: Deputado Dagoberto Nogueira (PDT/MS).
O Lançamento da FRENLOG contou com a presença de vários deputados federais, dos representantes da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (Abraf), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Banco do Brasil, Caramuru Alimentos, Unihealth, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Câmara Brasileira de Contêineres e Transporte Multimodal, Federação Nacional dos Portuários (FNP), Agência Nacional de Águas (ANA), Ammagi Exportação e Importação, Confederação Nacional de Transporte (CNT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), VALE, Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica (Ceste), Unica, Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Conab, entre outras.
A FRENLOG vem preencher uma necessidade que se arrasta há tempos, pois o que já era urgente, agora é emergencial: é preciso manter e ampliar os investimentos públicos e privados destinados à manutenção e ampliação da infraestrutura viária, principalmente aqueles voltados ao desenvolvimento do transporte multimodal. Dessa forma conseguiremos reduzir o custo dos alimentos que chega a mesa de cada brasileiro.
Para termos idéia, no Brasil conforme diagnóstico apresentado pelo (Instituto ILOS) Exportadores de cargas a granel gastaram, em média, US$ 1,710 milhão a mais que exportadores de cargas conteinerizadas em demurrage de navios e US$ 286 mil a mais em diárias de caminhões; Bem sabemos que cargas a granel são fundamentalmente commodities e de baixo valor agregado. Exportadores de cargas a granel “basicamente minérios e grãos” consideram como principal dificuldade logística à exportação, o escoamento e acesso aos portos. Segundo a CNT o Estado Geral da Extensão Federal de Rodovias, 75% são consideradas “Regular, Ruim ou Péssimo”. Para a CNA o Produtor perde com a atual logística R$ 6 bilhões no ano.
Temos, portanto, desafios gigantescos para superar e alterar o perfil de nossa matriz de transportes, em sintonia com os problemas ambientais e com as demandas da economia. Construímos uma situação favorável do ponto de vista econômico, que nos permite fazer esse enfrentamento, ampliá-las porém, é necessário e urgente. Uma dessas urgências, repito, é fortalecer o planejamento estratégico e ampliar os investimentos na manutenção e construção de infraestrutura Logística de transportes e armazenagem. Para se ter uma idéia do quanto precisa ser feito, basta considerar que os investimentos públicos do Brasil no setor não passam de 0,15% do PIB, enquanto que em países como China e Índia esse percentual chega atualmente a 4%.
Na contramão de sua enorme extensão territorial, o Brasil optou por um sistema de transportes em que mais de 60% dos produtos transitam por rodovias. A malha ferroviária é de 20%, e a hidroviária não chega a 15%.
Ora, Senhor Presidente, ampliar a construção de ferrovias e hidrovias é forma segura de baratear custos, é o que demonstra a experiência de nações como China e Estados Unidos, por exemplo, onde a malha ferroviária chega a representar quase 40% do modal de transportes.
Por outro lado, a malha hidroviária brasileira pode ser muito ampliada, haja vista nossos caudalosos e favoráveis rios, os 8 mil quilômetros de litoral e grande parcela da economia nacional fortemente concentrada nessa região costeira.
Além disso, há de se atentar para o alto custo dos portos nacionais, que representam um dos principais gargalos da logística de transportes no Brasil. Observar a nova geografia econômica do País, que caminha no sentido do Centro-Oeste e do Centro-Norte, determinando novos investimentos também em portos não tradicionais, que constituam pontas de expedição de corredores de exportação, poderá reduzir significativamente os custos logísticos e aliviar a infraestrutura do Sul e do Sudeste, melhorando as condições nessas regiões.
Há de se considerar também que o Brasil detém condições espetaculares para ser o grande abastecedor de alimentos para o mundo: terras, condições climáticas, alto padrão tecnológico e capacidade produtiva. Isso significa oportunidades de comércio, num mercado que supera US$ 1 trilhão de dólares por ano e no qual o Brasil tem uma participação de apenas 4%. Ampliar essa participação é perfeitamente possível, mas precisamos melhorar nossa logística de transportes, portos e armazenagem, cujas ineficiências desestimulam nossa aptidão e comprometem nossa competitividade.
Não resta a menor dúvida, Senhor Presidente, que instituir um marco legal confiável, eficaz, e promover investimento logístico e estratégico na construção e manutenção de ferrovias, hidrovias, rodovias, portos e armazenagem, em sintonia com a equação dos problemas ambientais, com atenção às demandas da economia, é o passo mais seguro para o enfrentamento das graves questões que há muito se anunciavam, mas que agora se intensificam. Fazê-lo significa demonstrar disposição para a batalha que se anuncia bruta, mas passível de ser vencida. A vitória, nobres Colegas, depende de todos nós, de nossa escuta atenta, de nossa fala apropriada e, principalmente, das atitudes prontas e eficazes do poder público. Todos nobres Parlamentares que aderiram a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem estão Convocados a engajarem na busca de soluções para superarmos os desafios que temos pela frente
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado a todos.

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