Imprimir

Notícias / Educação

Escola de Cuiabá faz programa de "rádio" em espanhol

Da Assessoria/Seduc

Os alunos da Escola Estadual “Professora Joaquina Cerqueira Caldas”, de Cuiabá, do período matutino, tiveram um dia de aula um pouco diferente nesta semana. O cotidiano escolar foi quebrado pelo funcionamento de uma rádio escola, com programas totalmente falados em espanhol.
A atividade marcou o início do Programa “Rádio Escola”, na unidade escolar, um sistema de som interno que utiliza as potencialidades do rádio visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

O funcionamento da “rádio” ocorreu na manhã da quarta-feira, das 9h30 às 11h30. A iniciativa partiu da professora Glades Becker, professora de língua espanhola da escola. De acordo com ela, a execução da rádio foi a estratégia que encontrou para atender a uma atividade da especialização que está fazendo no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), de Cuiabá.

A atividade reuniu 35 alunos das turmas de Espanhol da 8º série do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Conforme Glades, no horário previsto os alunos simularam o funcionamento de uma rádio normal, com atividades como leitura de notícias e poesias, execução de canções e até previsões de horóscopo. Tudo falado em espanhol.

O início do funcionamento da rádio contou com a presença do professor peruano Julio Zavalla, do Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE), que funciona na Escola Estadual “José de Mesquita”, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Embaixada da Espanha. A Seduc foi representada no evento pela assessora técnica Aidir Auxiliadora de Arruda, da Superintendência de Formação dos Profissionais de Educação.

A professora Glades informa que, provavelmente na quinta ou sexta-feira da semana que vem, a rádio escola terá continuidade, para os alunos do período vespertino. Está em estudo o funcionamento rotineiro do programa. A Escola “Professora Joaquina Cerqueira Caldas” está localizada na Rua Papa João XXIII, no Bairro Poção. A unidade escolar tem cerca de 500 alunos.
Imprimir