Imprimir

Notícias / Política BR

Ministro lança Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá e defende reserva de cotas em universidades

Da Redação - Lucas Bólico

O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PC do B), lançou em Cuiabá, na manhã de hoje, dia do índio, a 12ª edição dos Jogos Indígenas. O representante do Governo Federal ainda vistoriou as obras da Copa do Mundo em Cuiabá e a despeito dos relatórios já divulgados pelo Tribunal de Contas e da troca de empreiteiras nas obras da construção de três trincheiras não admitiu publicamente qualquer insatisfação ou preocupação com o cumprimento do cronograma.

Ministro Aldo Rebelo espera entrega da Arena Pantanal antes do prazo
Empresa espanhola recebe R$ 150 milhões de isenção de imposto

O Governo Federal, segundo alega o ministro, “é solidário” ao Governo do Estado e à Prefeitura de Cuiabá. “Fiz uma avaliação que as obras marcham de forma satisfatória”, desconversou. “Teremos muito trabalho, mas a arena será entregue dentro do prazo, ou seja, até dezembro de 2013. O VLT é que tem um prazo mais apertado, mas o Governo Federal apoiou a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado na manutenção do projeto da matriz de responsabilidade”, finalizou.

A fala do ministro ocorreu instantes após o lançamento dos Jogos Indígenas no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na ocasião, Rebelo defendeu políticas indigenistas e a proteção do Estado para as diferentes etnias. De acordo com o ministro, “existe hoje no Brasil cota para tudo”. Mas, segundo ele, os índios são a minoria que mais merece.

“Nos somos todos brasileiros, mas o Brasil é um pais marcado por muitas desigualdades e a parcela desta desigualdade que é mais excluída é a nossa população indígena. Precisamos fazer todo um esforço para reconhecer a nossa dívida para com as populações indígenas na formação do Brasil, na formação do nosso povo e da mesma forma integrar os índio mantendo a sua identidade, a sua cultura e ao mesmo tempo integrar os índio mantendo a sua identidade, a sua cultura”, defendeu.

Presente na solenidade, o governador Silval Barbosa (PMDB) deaclarou que Mato Groso é um das poucas unidades da federação que possuem uma universidade estadual que atue na formação dos índios como a Unemat.

Jogos dos Povos Indígenas

De acordo com o ministro, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas contará com 40 etnias, duas a mais que a edição anterior, e cerca de 1600 atletas. “Isso além das famílias que comparecem. “Nós também vamos trazer convidados internacionais, creio que nos estamos ampliando a participação, a importância social e esportiva deste evento e Cho que teremos um evento de sucesso aqui em Cuiabá”, completou.

O evento acontece a cada dois anos e nesta edição será disputado, seguindo o Governo Federal, na comunidade Sucuri, em Cuiabá. Os competidores disputarão dez modalidades esportivas e tradicionais presentes no cotidiano das aldeias, como Arco e flecha, corrida de tora, natação, canoagem e arremesso de lanças.
Imprimir