Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Crianças deverão ser vacinadas contra meningite bacteriana

Da Assessoria/AL-MT

A deputada Chica Nunes (PSDB) apresentou projeto de lei que inclui a vacina contra a meningite bacteriana no calendário básico de vacinação da criança, de Mato Grosso. A vacinação será gratuita e obedecerá aos critérios definidos na regulamentação a ser publicadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Também as despesas decorrentes da execução serão por conta das dotações orçamentárias próprias da SES.

“As bactérias da meningite geralmente se desenvolvem no nariz ou na garganta. Se não forem impedidos pelo sistema imune, elas começam a invadir o organismo e entram na corrente sanguínea, chegando ao sistema nervoso central”, lembrou a parlamentar.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a meningite bacteriana é a infecção bacteriana da membrana que recobre o cérebro. Existem vários tipos de bactérias que causam meningite. Os recém-nascidos podem desenvolver a doença através de bactérias presentes no canal do parto. A infecção passa então ao líquido e à membrana em volta do cérebro.

Quanto aos sinais e sintomas da doença, a pessoa apresenta febre, dor de cabeça, vômito, rigidez de nuca, convulsão ou outros problemas neurológicos. Para se prevenir a pessoa deve tomar vacina contra Haemophilus Influenza.
Imprimir