Imprimir

Notícias / Agronegócios

Governo Federal vai socorrer usinas de álcool com R$ 2,5 bi

AE

Às vésperas do período de incremento do corte e moagem da safra de cana-de-açúcar, o governo decidiu socorrer o setor sucroalcooleiro com a liberação de R$ 2,5 bilhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a estocagem de etanol. 

Ao anunciar a retomada da política de estoque, adotada pelo governo por quatro anos consecutivos até a safra 2005/06, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lembrou das dificuldades enfrentadas atualmente pelo setor sucroalcooleiro. "Eles não tinham recursos nem crédito para carregar estoques", disse.

A principal característica do programa de estocagem é a retirada de parte da produção do mercado no período de safra, quando os preços tendem a cair, e a venda do produto estocado para pagamento do empréstimo durante o período de oferta menor, quando a expectativa é de preços mais altos.

A entressafra da cana é no começo do ano, período de vencimento dos contratos. Após acertar a liberação numa reunião, anteontem, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro garantiu que os recursos estarão disponíveis nos bancos em maio.
Imprimir