Imprimir

Notícias / Educação

Jaime lembra 20 anos do surgimento do embrião da Unemat durante seu governo

De Brasília - Vinícius Tavares

O senador Jaime Campos (DEM-MT) homenageou os 20 anos de fundação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), criada em 15 de dezembro de 1993, durante seu mandato como governador. Embora tenha surgido oficialmente em dezembro, foi em maio daquele ano que o então governador Jaime Campos criou a Fundação de Ensino Superior (Fermat), considerada o embrião da entidade.

Em discurso no Senado, Jaime disse que a criação da instituição foi um passo a frente da miséria e da ignorância, pois abriu oportunidades para que milhares de jovens e adultos pudessem ter acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.

Senador Jaime Campos admite concorrer à reeleição em 2014 mas pondera: “não estou alucinado”

“Para nós, que arrancamos esta instituição de ensino superior apenas de nosso desejo de transformar o interior de Mato Grosso em centro de excelência e saber, ela mostrou-se maior que um desafio, tornou-se mais sensível que a esperança, pois se converteu em sonho; o sonho de toda uma geração que enxergou na universidade um caminho seguro para o amanhã”, declarou.

Jaime homenageia centenário de Ranulfo, pai do ex-senador Antero Paes de Barros

Atualmente, a Unemat conta com 15 mil estudantes distribuídos por 11 campis nos municípios de Sinop, Alta Floresta, Nova Xavantina, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Luciara, Colíder, Barra do Bugres, Juara, Tangará da Serra, além de Cáceres, onde foi assentada a cidade universitária.

No total, a Unemat abraça 108 municípios mato-grossenses com cursos regulares de graduação, conta com 422 técnicos administrativos e 1.087 professores, sendo 222 doutores, 460 mestres e 396 especialistas. Em 2012, a universidade implantou o curso de Medicina em Cáceres, oferecendo 30 vagas.

O senador lembrou ainda da contribuição do professor Oswaldo Sobrinho, suplente de Jaime no Senado e que foi vice-governador durante a inauguração da Unemat, e do professor Carlos Alberto Maldonado, primeiro reitor da instituição.

“Seguiram-se a Maldonado valorosos gestores que consolidaram a reputação acadêmica e organizacional da universidade. São eles: Rosa Maria da Cunha, Ilma Machado, Arno Rieder, Tasir Karin e Adriano Silva; aos quais também rendo minhas homenagens”, acrescentou ao lembrar que a Unemat deu seus primeiros passos em 1978 com a criação do Instituto de Ensino Superior de Cáceres.
Imprimir