Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas reduz números de gravidez na adolescência

Da Assessoria - SES - MT

A Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação vêm trabalhando, desde o ano de 2006, com os projetos “Programa Saúde na Escola” e “Programa Saúde e Prevenção nas Escolas”, além de ações de prevenção e promoção na Saúde do Adolescente. Estas ações foram desencadeadas pelo Estado no intuito de reduzir agravos e doenças preveníveis e, acima de tudo, alertar e informar a população jovem e adolescente sobre as DST/AIDS, gravidez na adolescência, prevenção de drogas lícitas e não lícitas, sexualidade, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento do adolescente, garantindo a assistência de qualidade para a adolescencia e juventude no SUS.

No ano de 2005, antes do início do projeto, os números apontaram para Mato Grosso o total de 31.269 nascidos vivos (índice de 7.14%). Com o andamento do projeto, no ano de 2006, após a implantação do programa no Estado, os números caíram para 28.930 nascidos vivos (índice de 6.48%), o que indica redução no número de nascidos vivos.

Segundo a presidente do Grupo Gestor Estadual do projeto, Cleidi Eliane de Souza, o Ministério da Saúde trabalha com os dados de nascido vivos no seu sistema de informações (Sinasc) para se obter percentuais de índices da gravidez na adolescencia. Diante dos dados Mato Grosso figura no ranking como 10º Estado na média de número de partos por população por Estados, ficando acima de Mato Grosso no ranking primeiro Roraima (9,77%), Acre (9.57%), Amapá (9.20%), Tocantins (8.49%), Amazonas (8.43%), Pará (8.28%), Maranhão (7.88%), Rondônia (7.67%), Alagoas (7.53%) e Mato Grosso (7.40%). Esses dados são de uma série histórica que vai do ano de 2.000 a 2006.

Já quanto às ocorrências da AIDS o Estado de Mato Grosso, segundo o Sistema de Informação de Agravo de Notificação Compulsória (Sinan) do ano de 1985 a Junho de 2008 foram registrados 5.722 casos de AIDS.Desse número 970 casos registrados estão na faixa etária de adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, dando um percentual de 17% do total de casos registrados.

O Ministério da Saude em recente pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira de 15 a 64 Anos de Idade/2008 (no uso do preservativo) aponta que, para o Centro Oeste, metade dos moradores usa camisinha com parceiros casuais. Desta pesquisa entre a população jovem de 15 a 24 anos o uso da camisinha na primeira relação sexual chegou a 64.4%, o que é um dado positivo.

Para Cleidi Eliane de Souza a pesquisa do Ministério da Saude vem apontar um dado significativo e demonstrar que as ações do projeto também vêm dando resultados positivos, visto que a população jovem tem conhecimento de que o preservativo é uma forma correta de prevenir as DSTs e o HIV. Significando também que os conhecimentos dados aos jovens de Mato Grosso refletem nos índices nacionais.

Segundo Cleidi Eliane, o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas foi iniciado nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande em 2006, envolvendo dez escolas dos dois municípios. No ano de 2008 foram 26 municípios, num total de 54 educadores e profissionais da Saúde, além também de 29 alunos como multiplicadores do Projeto. Para 2009, conforme informou a Presidente empossada, o Grupo Gestor irá percorrer todos os municípios já capacitados como forma de fortalecer, aprimorar e ampliar o projeto. ”Isso não implica aqueles municípios que queiram fazer a adesão ao Projeto. Os interessados devem procurar a Secretaria de Estado de Saúde, que prestará todos os esclarecimentos e encaminhamentos necessários”, informou Cleidi.

Os municípios capacitados são: Água Boa, Alta Floresta, Apiacás, Barra do Garças, Confresa, Canarana, Colider, Juina, Chapada dos Guimarães, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Diamantino, Matupá, Peixoto de Azevedo, Várzea Grande, Juara, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Sorriso, Porto Alegre do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Sinop, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Cáceres e Cuiabá.

As escolas envolvidas nesse projeto são escola Presidente Médici, Leovegildo de Mello, Pascoal Moreira Cabral, Júlio Corrêa, Salin Nadaf, Antônio Epaminondas, Rafael Rueda, Constança Palma, Irenice Godói e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia . Os municípios referências são: Juara, Juína, Alta Floresta, Sinop, Cáceres, Diamantino, Barra do Garças, Confresa , Tangará da Serra e Rondonópolis.


Imprimir