Imprimir

Notícias / Política MT

Parlamentares de MT também decidem esticar folga do feriado e não comparecem ao Congresso

De Brasília - Catarine Piccioni

A exemplo da maioria dos parlamentares federais, um dia depois do "Dia do Trabalho", deputados e senadores mato-grossenses decidiram esticar um pouco mais a folga do feriado. Nesta quinta-feira (2), a Câmara dos Deputados registrou a presença de apenas 24 dos 513 membros e o Senado, de somente cinco dos 81.

Os dados foram divulgados pelo jornal “O Globo”. Além do feriado, o baixíssimo quórum no Congresso Nacional -- onde Mato Grosso tem 11 representantes -- também pode ser explicado por causa das sessões não deliberativas, destinada a debates.

Relator aceita denúncia contra Campos mas ministros ficam em dúvida sobre prescrição
Recurso de Henry chega ao STF nesta quinta; advogado pede saída de Barbosa da relatoria

A presença dos parlamentares não é obrigatória em sessões não deliberativas. Consequentemente, não há desconto na folha salarial. Eles recebem quase R$ 30 mil por mês, além de outros privilégios. 

Em geral, deputados e senadores alegam que, quando ausentes do Congresso, estão trabalhando em suas bases eleitorais. Dos mato-grossenses, Homero Pereira (PSD) está licenciado. Na véspera do feriado, dia 30, a Câmara, onde houve sessão deliberativa, registrou a falta de três dos sete deputados da bancada de Mato Grosso que estão exercendo seus mandatos.
Imprimir