Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Saúde debate ações de combate a Tuberculose e Hanseníase em Mato Grosso

Da Assessoria/SES-MT

O Seminario acontece de 22 a 24 de junho de 2009 no Hotel Fazenda Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Associação Alemã de Apoio aos Hansenianos e Tuberculosos (DHAW/MT), realiza de 22 a 24 de junho de 2009 no Hotel Fazenda Mato Grosso o 5º Seminário de Planejamento e Avaliação das Ações de controle da Hanseníase e Tuberculose.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase da SES, Cícero Fraga, o evento vai acontecer em período integral e pretende debater as experiências exitosas por parte das coordenações dos programas de 33 municípios de Mato Grosso com os quais a DHAW tem parceria apresentando dados epidemiológicos e operacionais para dar subsídios à elaboração do plano anual das ações de controle da Tuberculose e da Hanseníase.

O Seminário irá reunir técnicos e palestrantes do Ministério da Saúde (MS), da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, coordenadoria de referência em tratamento de Hanseníase de Manaus, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), além da gerente Executiva do INSS e dos municípios prioritários. “Além da participação dos palestrantes será possível também no evento ver o que os outros municípios estão realizando, no combate à Tuberculose e à Hanseníase. As experiências contadas serão de primordial importância para que os participantes troquem experiências e implementem ações para combater essas duas doenças”, disse Cícero Fraga.

No evento será realizada também uma mostra expositiva dos melhores trabalhos já executados pelas Coordenadorias Municipais de Saúde nas categorias Banco de Dados, Apresentação Oral, Material Educativo, e Experiência de Mobilização Social.

De acordo com Cícero Fraga a parceria entre a DHAW e o Governo significa uma melhora nos serviços de enfrentamento a essas doenças. “É uma parceria que vem dando certo em Mato Grosso vez que a ONG DHAW dirige suas atividades para essas endemias, com o aval do Ministério da Saúde”, disse ele.

Os dois últimos dias do evento serão dedicados a discussão sobre o Tratamento Diretamente Observado (DOTS), que consiste em ministrar a medicação ao paciente na presença de um profissional de saúde, o que pode ser feito em uma unidade de saúde ou em sua residência por um profissional do Programa Saúde da Família. “Esse acompanhamento e feito visando diminuir o abandono do tratamento, e durante esse seminário estaremos discutindo experiências de sucesso nessa forma de tratamento”, disse Cícero Fraga.

HANSENÍASE EM NÚMEROS – Dados parciais da SES indicam que o Estado de Mato Grosso apresentou, até o final de 2008, um total aproximado de 2659 novos casos de Hanseníase com 82,2% de cura dos casos existentes, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde, e um percentual de 90%.

TUBERCULOSE EM NÚMEROS – Para a Tuberculose os números preliminares acusam um total de 1.101 notificações de casos novos em 2008. O índice de cura foi de 73,3% e a taxa de abandono do tratamento foi de 4,7%. O Estado trabalha para atingir um índice de 85% de cura e menos de 5% de abandono do tratamento.


Programação:

22.06
Abertura: 08h às 09 horas - Apresentação do Coral da Associação Educar

Período matutino: 09h às 12 horas- Situação atual da Hanseníase no Brasil e Estado – Enfº Cícero F. Melo, Situação atual da Hanseníase no Brasil e Estado – Enfº Cícero F. Melo, Situação atual da Tuberculose no Brasil e Estado – Enfª Simone E. Guitierrez, Processo Comunicativo em Programa de Saúde - Dra. Adriana Kelly Santos, Estigma – Dra. Adriana Kelly Santos.

Período vespertino: 13h30min às 17h30min - Protocolos da DAHW - Bárbara Soardis, Pesquisa Operacional – Dr. Antonio Ruffino Neto, Apresentação da Rede Social de Controle da Tuberculose – Fisiot. Maria Amélia – Prof. da UNIC, Planejamento: Ações de Controle da Tuberculose e Hanseníase – Sra. Valderiza Pedroza, Papel das Equipes da Bolsa Família nas ações de enfrentamento da Tuberculose e Hanseníase - SETECS - CRAS’s - Laurair de S. G. Ribeiro – Coordenadora de Transferência de Rendas, Benefícios do INSS aos pacientes portadores de Tuberculose e Hanseníase – Lucy Rosa da Silva – Gerente Executiva do INSS

23.06
Período matutino: Apresentação do Coral Vésper, Monitoramento e Avaliação - Dra. Maria Aparecida Patroclo, Continuação apresentação Dra. Maria Aparecida Patroclo.

Período vespertino: Grupos de trabalho para construção do Planejamento das ações de controle do ano de 2010 – Dra. Valderiza Pedrosa, Continuação do Grupo de Trabalho

24.06
Período matutino: Apresentação dos Trabalhos Oral: Perfil dos pacientes com Tuberculose Multiresistentes no Estado de Mato Grosso – MT, 1998 à 2008 – Leandro Rezende dos Santos - Ac. Medicina UFMT, Importância da Busca Ativa dos casos de Hanseníase no município de Cuiabá – Werley Silva Peres - Médico PSF Novo Paraíso II, Estudo de Caso de Hanseníase – Dr. Kazan e Apresentação da Avaliação do Melhor Banco de Dados: SMS Jaciara.

Período vespertino: Apresentação de Experiência Bem Sucedida em Mobilização Social; SMS de Barra do Bugres, SMS Juara, SMS Juína, SMS Rosário Oeste, SMS Matupá, SMS Guarantã do Norte, Debates.

Oficina DOTS

25.06

08h às 17h30min: ABERTURA OFICINA DOTS, Levantamento de casos de Tuberculose em Populações Indígenas – Enfª Janil Alonso – FUNASA, Apresentação do resultado do Dot’s do ano de 2007; Formação de Grupos para avaliação do ano de 2008; Continuação dos Grupos de Trabalho; Continuação dos Grupos de Trabalho; Continuação dos Grupos de Trabalho.

26.06

08h às 17h30min horas: Apresentação dos Grupos de Trabalho, Continuação da Apresentação dos Grupos de Trabalho, Continuação da Apresentação dos Grupos de Trabalho.
Imprimir