Imprimir

Notícias / Esportes

Equipe vacila no fim e Kanaan deixa vitória escapar na etapa de São Paulo da Fórmula Indy

R7

Ainda não foi desta vez que um brasileiro venceu a etapa de São Paulo da Fórmula Indy. Na quarta edição da prova neste domingo (5), no circuito de rua montado no Anhembi, Tony Kanaan até bateu na trave, mas sofreu por uma incrível falta de combustível quando brigava pela ponta a 25 voltas do fim da corrida. James Hinchcliffe levou a melhor na última curva, seguido de Takuma Sato e Marco Andretti em um final apertado – a vitória foi por apenas 0s3443.

Por um erro de cálculo da equipe KV Racing, piloto perdeu rendimento quando se preparava para o reabastecimento. Mesmo com o baiano dentro do carro, debaixo do capacete, era possível ver toda sua decepção. Kanaan, que escapou da confusão do treino e largou em quarto, era o favorito para a primeira vitória do País na São Paulo Indy 300. Acabou na 21ª colocação.

Sensação do campeonato até aqui, Sato mais uma vez deu show. O ex-Fórmula 1, primeiro japonês a vencer na Fórmula Indy, justamente na última corrida, resistiu até a última curva quando foi superado por Hinchcliffe.

Tricampeão da prova, Will Power definitivamente não está em paz com sua sorte. Ainda sem vencer no campeonato, o companheiro de Helinho na Penske teve problemas mecânicos e teve de abandonar. Por conta da caótica classificação no dia anterior, o australiano havia largado na 22ª colocação. Melhor para os concorrentes que tiveram um perigoso adversário a menos na disputa.

Apoiados pela torcida

Sempre agressivo nas relargadas, Kanaan assumiu a ponta da corrida pela primeira vez na volta 11 e, claro, levantou os cerca de 35 mil torcedores presentes no circuito montado no Anhembi. Por conta das paradas nos boxes e as sucessivas bandeiras amarelas, o baiano perdeu posições ao longo da corrida, mas sempre se manteve no grupo da frente e dava impressão que a vitória estaria por perto.

Na volta 45, em uma manobra bastante ousada na entrada do sambódromo, Kanaan novamente pulou na ponta ao passar Ryan Hunter-Reay. O problema é que atrás dele estavam Oriol Servia e Marco Andretti, que assumiu provisoriamente a liderança. Pouco depois, sofreu com o problema no combustível.

Já Helinho sofreu todo tipo de problema no fim de semana em casa. Em uma tentativa de prova de recuperação, depois de conseguir apenas a 18ª posição no confuso grid de largada, Helinho tratou de escalar o pelotão. Mas ele próprio complicou sua corrida ao forçar duas ultrapassagens, em duas relargadas, antes da primeira metade da corrida. A estratégia por pouco não foi pelo ralo ao rodar na saída do S do Samba.

Mas o pior para o então líder do campeonato veio na volta 40. O piloto brasileiro foi outra vez tocado e acabou em uma batida com Sebastian Bourdais, Simon Pagenaud e Hidebrand Jr. Mesmo com o pneu furado, Helinho ainda conseguiu levar o carro para os boxes. Acabou na 13ª colocação.

A outra representante brasileira, Bia Figueiredo teve um fim de semana para esquecer. A piloto, que largou na 16ª colocação, sofreu com problemas no carro e já na nona volta teve de abandonar devido a problemas na caixa de câmbio para decepção dos fãs. Para piorar, Bia também perdeu o duelo particular com Simona de Silvestro, a outra piloto da categoria. A suíça ficou com a oitava colocação.

A próxima etapa da Fórmula Indy acontece em 26 deste mês, na tradicional 500 Milhas de Indianapolis. Takuma Sato é o líder (136 pontos), seguido por Marco Andretti (123), Hélio Castroneves (116) e James Hinchcliffe (112).

Imprimir