Imprimir

Notícias / Cidades

Chineses construirão linha de transmissão para usina hidrelétrica em Mato Grosso

De Sinop - Alexandre Alves

 Um grupo de empresários chineses percorre a região Norte de Mato Grosso, nesta semana, visitando prefeitos e detalhando por onde passará a Linha de Transmissão (LT) da energia que será gerada pela Usina Hidrelétrica (UHE) Colíder, que está em construção pela Copel no rio Teles Pires, entre Colíder e Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá).

Nesta quinta-feira, por exemplo, os chineses se reuniram com o prefeito de Vera (480 km de Cuiabá), Nilson Vígolo (PP), detalhando por onde a linha passará dentro daquele município. Lá, a empresa vai montar uma base de apoio para a equipe que montará as torres. Os empresários também disseram ao prefeito que empregos serão gerados na cidade durante a execução da obra.

Bimetal e Engeglobal vencem leilão de transmissão da Aneel no valor de R$ 34,5 milhões

A LT vai operar em 500 mil volts e ligará a usina ao sistema nacional de distribuição de energia. Outra linha, de 65 quilômetros, vai ligar a UHE até a futura subestação Cláudia, que começa a ser construída em junho deste ano no município de mesmo nome.

Governo federal licita mais duas usinas hidrelétricas no rio Teles Pires

A UHE Colíder está em construção há dois anos e terá potência projetada em 300 megawatts (MW). A barragem promoverá a inundação de parcela dos municípios de Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte, em um total aproximado de 143,5 km². A obra está orçada em aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

A barragem de Colíder terá queda bruta de 22,9 metros, porém com alta vazão de água. Essa tem sido uma tendência na construção de usinas no norte do Brasil.
Imprimir