Imprimir

Notícias / Esportes

Especialista, Marcos dá dicas para Bruno brilhar em caso de pênaltis

Globo Esporte

A torcida dos palmeirenses é para que a vaga às quartas de final da Libertadores seja confirmada no tempo normal. Mas a possibilidade de decidir nos pênaltis é real. Em caso de empate por 0 a 0 com o Tijuana, a esperança alviverde estará nas mãos de Bruno, substituto de Fernando Prass, machucado. E ele tem em quem e no que se espelhar para brilhar se a disputa chegar até esse ponto. Especialista no assunto, o ex-goleiro Marcos passou, a pedido do Globoesporte.com, dicas para o amigo e também mandou um recado de incentivo para o duelo decisivo desta terça-feira, às 22h, no Pacaembu.

O ídolo palmeirense virou ‘São Marcos’ justamente a partir do desempenho na Libertadores, principalmente em 1999. Na oportunidade, ele brilhou nos pênaltis na classificação sobre o Corinthians e também na decisão contra o Deportivo Cali, da Colômbia.

- Acho que o primeiro passo é observar o jogador adversário e a situação da disputa. Se você sentir que o atleta que vai bater está tenso, ou que está em desvantagem no placar, é sinal de que ele vai fazer uma cobrança de segurança. E o que significa essa cobrança de segurança? Significa, por exemplo, que o batedor que chuta com o pé esquerdo vai fazer um chute cruzado, no canto esquerdo do goleiro. E vice-versa - explicou Marcos.

Essa, aliás, foi a estratégia usada por ele na defesa do pênalti de Marcelinho Carioca, na semifinal da Libertadores de 2000, novamente contra o Corinthians. O Palmeiras havia convertido as cinco tentativas. Após quatro cobranças, os corintianos também estavam com 100% de aproveitamento, mas ainda faltava a cobrança do meio. Era marcar e levar para a série alternada ou errar e encerrar a disputa.
Mas eu não quero sofrer tanto, não… Prefiro que o Palmeiras se classifique no tempo normal"
Marcos

- Foi isso que aconteceu: eu vi que ali era um momento que o Marcelinho não podia errar. Pensei que ele bateria esse pênalti de segurança, cruzado, e deu certo. Consegui fazer a defesa - completa o ex-goleiro do Palmeiras, que também garantiu a última vitória do Verdão em mata-mata da Libertadores, em 2009, diante do Sport, nos pênaltis.

Além das dicas para a hora do jogo, Marcos sugeriu que Bruno estude com antecedência na internet os prováveis cobradores do Tijuana. Nesse sentido, porém, o ex-goleiro acredita que o atual titular da meta alviverde já esteja preparado.

- Isso é uma coisa que o Bruno sempre faz. Ele é muito ligado nesse negócio de internet, vídeos e tal… Acho que é bom ele dar uma procurada, ver os jogadores que podem bater pênalti caso ocorra no jogo ou em uma eventual disputa. Mas eu não quero sofrer tanto, não… Prefiro que o Palmeiras se classifique no tempo normal.

Basta uma vitória simples no tempo normal para o Palmeiras se garantir nas quartas de final. Derrota ou empate com gols dá a vaga aos mexicanos. Somente empate em 0 a 0 leva a disputa para os pênaltis. Quem passar terá pela frente o Atlético-MG, dono da melhor campanha da competição continental até o momento.

- A última dica e mais simples para o Bruno: basta ele defender mais pênaltis que o goleiro adversário que a gente passa - finalizou Marcos, com o tradicional bom humor.
Imprimir