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Com obras em andamento, Copa das Confederações testará apenas arenas

Globo Esporte

A um mês do início da Copa das Confederações no Brasil, evento que serve como principal teste para a Copa do Mundo de 2014, as seis capitais que receberão jogos do torneio não poderão avaliar a maioria das obras planejadas o Mundial.

Atrasos nos cronogramas, descumprimento de prazos, suspeitas de irregularidades, mudanças no projeto original e greve de operários são alguns dos problemas surgidos ao longo dos últimos anos, responsáveis por fazer da competição um teste apenas dos estádios, três deles ainda não inaugurados.

A abertura da Copa das Confederações será no dia 15 de junho, em Brasília, com partida entre Brasil e Japão. A final será em 30 de junho, no Rio de Janeiro. Ao todo, serão 16 jogos. Além de Brasília e do Rio, também são sedes Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador.

O G1 fez na última semana um levantamento da situação das obras visando a Copa de 2014, cinco anos e meio após o anúncio oficial que confirmou o Brasil como sede e restando pouco mais de um ano para o início do evento.

A reportagem nas seis capitais realizou um balanço dos projetos de mobilidade urbana e de acesso aos estádios, das reformas nos aeroportos e dos outras obras, além de avaliar melhorias na rede hoteleira e no comércio das cidades. Confira o panorama em cada uma das sedes:

veja situação das obras em BH




Apenas uma das oito obras de mobilidade urbana planejadas para Belo Horizonte receber a Copa do Mundo de 2014 vai estar concluída em junho, durante a Copa das Confederações. Além disso, segundo as repórteres Raquel Freitas e Sara Antunes, o turista que visitar a capital mineira encontrará o aeroporto em obras, contará com serviço restrito de telefonia 4G e poderá enfrentar problemas no estádio do Mineirão, que foi criticado por frequentadores em testes realizados até o momento.

Muitas das obras inacabadas deveriam ter sido entregues até o evento deste ano, conforme o plano inicial, mas só o Boulevard Arrudas, via que passa por importantes pontos turísticos da cidade e que é importante para o trânsito, estará concluído e em funcionamento até mês que vem. Segundo o secretário Municipal Extraordinário da Copa do Mundo, Camilo Fraga, a maioria dos prazos estourados deve-se a "processos de desapropriação mais demorados" e "adequações nos projetos".

O secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, reconheceu que "a Copa das Confederações é acima de tudo um evento-teste para a Copa do Mundo" e afimou que, mesmo com as obras em andamento, as intervenções pela cidade não serão obstáculo à acessibilidade de torcedores.

veja situação das obras em Brasília

A única obra no Distrito Federal que deve ficar pronta para o evento é o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha. O único jogo na capital federal será o da abertura, entre Brasil e Japão. Até 8 de maio, as obras no local estavam 97% concluídas. Nenhuma obra de mobilidade urbana, no entanto, ficará pronta até o início da competição, de acordo com levantamento do repórter Lucas Nanini.

A inauguração do estádio já foi adiada duas vezes. Diversas etapas foram questionadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O último levantamento feito pelo Núcleo de Fiscalização de Obras, em abril, mostrou que a obra recebeu 19 aditivos, que fizeram o valor do estádio saltar de R$ 696,6 milhões para R$ 1 bilhão.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), anunciado para a Copa do Mundo, só deve ficar pronto depois da competição, em 2015. O projeto foi retirado da Matriz de Responsabilidade, documento assinado pelo governo do Distrito Federal e enviado à Fifa quando a cidade se candidatou como sede da Copa.

Nenhuma das obras de mobilidade urbana pensadas para facilitar o acesso à Arena Castelão está pronta. Considerando as quatro vias de acesso ao estádio, todas em construção ou adaptação, apenas 52% do trabalho foi realizado. Em uma das ruas, a construção de túneis começou apenas no último dia 11. No entorno da arena, máquinas e materiais dificultam o acesso, também prejudicado pela lama ou poeira, como constatou o repórter André Teixeira.

O Metrô de Fortaleza ainda funciona em fase de teste, somente pelo horário da manhã e sem cobrança de passagem, enquanto que o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) está em fase inicial de implantação. Segundo último balanço divulgado, a reforma do Aeroporto de Fortaleza tem apenas 12% das melhorias concluídas. Com isso, turistas encontrarão o terminal em obras.

O setor de serviços ainda não "entrou no clima" dos eventos. Representantes da hotelaria e de bares e restaurantes dizem que a Copa das Confederações será um teste para a Copa do Mundo e que estão investindo, mas reconhecem que os gargalos dos setores não vão ser resolvidos até junho e são dúvidas até a Copa de 2014.

veja situação das obras no Recife

Palco de três partidas da fase de grupos da Copa das Confederações, sendo a primeira delas em 16 de junho, a cidade de São Lourenço da Mata (19 km do Centro do Recife), onde foi construída a Arena Pernambuco, não conta com rede hoteleira capaz de acolher os 40 mil visitantes esperados para a competição. Na capital são 11,4 mil leitos disponíveis, conforme apurou a repórter Luna Markman.

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) confirmaram as carências no equipamento hoteleiro da cidade. Além da falta de hotéis e pousadas, não há, até o momento, interesse dos moradores da região em alugar suas casas aos visitantes.

Obras de mobilidade urbana planejadas para facilitar o acesso à arena não estão concluídas. O estádio, que teve atraso em sua construção devido à greve de operários, será inaugurado no próximo dia 20. Das cinco obras de mobilidade que terão maior impacto no trânsito e no transporte urbano na Região Metropolitana, três não serão entregues até junho, segundo último balanço divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

veja situação das obras no Rio

Rio não entrega obras, e Copa das Confederações será 'teste' incompleto

A única obra completa a ser entregue para junho será o Maracanã. Ainda assim, o palco das finais das duas Copas teve um jogo-teste cancelado e será inaugurado apenas 14 dias antes de México x Itália. Outras obras, todas previstas para ficarem prontas antes da Copa das Confederações, só devem ficar prontas antes da Copa do Mundo, segundo reportagem de Luís Bulcão.

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, principal ponto de aterrissagem de estrangeiros vai passar a competição sem a maior parte das melhorias. Algumas obras, nas pistas e nos terminais, ficam prontas somente em 2014. A privatização do serviço, hoje de responsabilidade da Infraero, só sairá em setembro de 2013.

Principal obra de melhoria em mobilidade urbana, a BRT Transcarioca, um corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional, inicialmente previsto para começar a operar em maio de 2013, como consta na matriz de responsabilidades original, só será entregue em dezembro.

Também haverá mudanças no valor que o contribuínte pagará pelos projetos. Ao analisar o primeiro relatório produzido pelo Ministério dos Esportes, de janeiro de 2011, a reforma do Maracanã custava R$ 828 milhões, já superior aos R$ 600 milhões anunciados em 2010, na matriz de responsabilidades original. O valor acabou sendo novamente reajustado e o preço mais atualizado da obra foi fixado em R$ 1,049 bilhão.

quando torneio começar (Foto: Lílian Marques/G1)
veja situação das obras em Salvador



Salvador possui diversas obras em andamento para que a cidade esteja preparada na Copa do Mundo de 2014. Até a sexta-feira (10), apenas a Arena Fonte Nova havia sido concluída para teste na Copa das Confederações. Os viadutos em torno do estádio estavam quase prontos, restando apenas provas finais, e devem estar liberados até a competição, de acordo com a repórter Lílian Marques.

No Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, três obras estão em andamento. A ampliação dos pátios de manobra 1, 2, 3, iniciada em abril de 2011; a construção da nova torre de controle, que começou em junho 2012; e a reforma do terminal de passageiros, feita desde janeiro. A Infraero informou que o andamento das obras está de acordo com o cronograma e que todo o trabalho foi realizado, até o momento, com base no projeto original. As mudanças devem ser concluídas até dezembro de 2013.

O porto de Salvador passa por obras de requalificação desde abril de 2012. A Companhia das Docas da Bahia (Codeba), responsável pela administração, informou que o projeto inicial previa apenas um novo terminal de passageiros, mas que foi acrescentado ao plano uma esplanada dentro da área que deixa à vista a Baía de Todos-os-Santos, com apelo turístico. Segundo a assessoria da Codeba, o porto está atualmente com 80% das obras concluídas.
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