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Aneel registra cerca de 6 mil reclamações contra Cemig em 2012

Agência Brasil

As reclamações contra fornecedoras de energia elétrica têm aumentado a cada ano. Em Minas Gerais, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou quase 6 mil queixas contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) no ano passado. Em uma consulta pública, a Aneel quer definir procedimentos para atender melhor o consumidor.

De acordo com a Aneel, as queixas contra a Cemig aumentaram 63% nos últimos anos. A interrupção de energia é o que mais incomoda o consumidor mineiro, seguido por erro na leitura, que é a principal reclamação registrada no Procon.

A Cemig informou que os aumentos nas reclamações seguem uma tendência nacional porque o consumidor está tendo mais acesso aos canais de reclamações. Ainda assim, a empresa afirma que o número de queixas caiu em proporção ao número de novos clientes.

Além dos Procons, as reclamações também podem ser feitas na ouvidoria da Cemig. A resposta para o consumidos deve ser de 30 dias. A Aneel pretende reduzir esse prazo para 15 dias, além de diminuir também a frequência das reclamações. O objetivo é eliminar as causas dos problemas.

Até o dia 10 de junho vai ser realizada uma audiência pública em que os consumidores vão poder mandar sugestões pela internet (pelo e-mail ap045_2013@aneel.gov.br) ou por carta para a Aneel (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, Brasília/DF, CEP: 70.830-030). O modelo para envio de contribuições está disponível no site da Aneel.

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