Imprimir

Notícias / Educação

Mais de 15 mil universitários aprovados pelo Sisu vão mudar de Estado para estudar este ano

R7

Mais de 15 mil estudantes universitários vão mudar de Estado para estudar este ano em instituições públicas. Os dados são do levantamento realizado pelo MEC (Ministério da Educação) a partir dos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O número corresponde a 13% dos estudantes inscritos em universidades pelo programa. Ao todo, serão 15.671 estudantes em regiões diferentes das de origem.

O Paraná é o Estado que vai receber o maior número de estudantes universitários. Segundo os cálculos, 27% dos matriculados são de outras unidades federativas – destes, 6% são de localidades que não fazem fronteira com a localidade. Santa Catarina está no segundo posto, com 25% dos matriculados oriundos de outras regiões (11% de locais que não fazem divisa com o Estado); Com 23%, o Distrito Federal é o terceiro, sendo 10% de Estados que não estão ao redor da localidade.

Rondônia é o Estado que registrou o maior número de alunos que migraram para outras regiões. De acordo com o levantamento, 94% dos estudantes saíram para universidades em outras localidades. Distrito Federal e Santa Catarina surgem na sequência, com 83% e 47%, respectivamente.

O Rio de Janeiro é o Estado com o maior número de matriculados. São 14.261 aprovados pelo Sisu. São Paulo, com 13.724, aparece no segundo posto.

O Sisu é o sistema gerenciado pelo MEC que permite às instituições públicas de ensino superior oferecerem vagas para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).
Imprimir