Imprimir

Notícias / Brasil

Festa do Divino ajuda projetos sociais de entidades, em Mogi

G1

  A Festa do Divino Espírito Santo termina neste domingo (19), em Mogi das Cruzes (SP). O tradicional evento da cidade, além de renovar a fé dos devotos, também aumenta a esperança de investimentos de muitas instituições beneficentes.

Entidades que dependem da renda da quermesse para financiar melhorias no atendimento aos pacientes. No último dia de festa quermesse na Avenida Cívica começa às 14h.

Os voluntários na barraca da Rosa Mística mantêm a tradição do Divino com chapéus de palha e um jeito simples de preparar e servir. A receita é feita como antigamente: o pernil picadinho cozinha no fogão à lenha. A delícia agrada o público da Festa do divino e incetiva os organizadores a seguir no trabalho, segundo o presidente da instituição Paulo Custódio. "Já estamos dois anos na Festa do Divino e estamos fazendo sucesso. O pessoal está gostando do lanche que é bem caseiro".

Graças ao dinheiro arrecadado na festa do ano passado, a entidade conseguiu construir a capela. A ajuda espiritual é para os 65 jovens e adultos dependentes químicos que estão vencendo o vício graças a instituição. Todos passam o dia no campo em um sítio em Mogi das Cruzes, onde cuidam de animais e das hortaliças. Para um dos internos, que não quis se identificar, o trabalho aprendido ali é fundamental hoje em sua vida. "É gostos. Eu aprendi muito rápido a plantar um alface, a misturar a terra no adubo e com o tempo ver as coisas que plantamos nos deixa contentes".

Tudo o que é produzido pelos internos é usado para consumo próprio. Além disso, trabalhar na roça ajuda na recuperação de pacientes."Isso é fundamental para nosso tratamento porque se estamos aqui precisamos ter uma ocupação", diz o interno.

A Rosa Mística é uma instituição beneficente. Só famílias que têm condições pagam pela internação. O lugar atua em parceria com a prefeitura, com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Segundo Custódio, para fazer a manutenção e novos investimentos, a casa também depende de doações. "No dia a dia o dinheiro que entra é para a manutenção da casa com alimentação e outras necessidades. O dinheiro extra dos eventos é importante também".

Este ano o pão com pernil do Divino Espírito Santo é a maior esperança da entidade para realizar o sonho de comprar um caminhão. "Nosso projeto é de comprar um pequeno caminhão para carregar as coisas da entidade. E com a graça do Divino vamos conseguir".

A quermesse na Avenida Cívica começa neste domingo às 14h. A Festa do Divino termina oficialmente à meia-noite, com o fechamento do Império, na Praça Coronel Almeida. O telefone de contato da comunidade Rosa Mística 4791-3337.

Festa do Divino

A Festa do Divino Espírito Santo é o evento religioso e folclórico mais importante do Alto Tietê, foi oficialmente aberta às 19h20 desta quinta-feira (9), no centro de Mogi das Cruzes, com o levantamento do mastro. Cerca de mil fiéis acompanharam a cerimônia na Praça Coronel Benedito de Almeida. O bispo Diocesano de Mogi, Dom Pedro Luiz Stringhini, os festeiros e os capitães-de-mastro também abriram o Império da praça.

A festa tem uma quermesse com pratos tradicionais, como o afogado e o tortinho. Todas as manhã são realizadas as alvoradas, quando fiéis percorrem as ruas da região central. No fim, é servido o também tradicional café da manhã. À noite são celebradas missas na Catedral de Sant'Anna.
Imprimir