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Adeus de Beckham abre espaço para criação de novo fenômeno da mídia

Globo Esporte

David Beckham anunciou na última quinta-feira que está deixando os gramados ao final da temporada na Europa. O astro inglês não abandona somente o posto de jogador de futebol de destaque em clubes como Manchester United, Real Madrid, LA Galaxy, Milan e PSG. O jogador abre vaga para um novo rei do marketing no futebol. A tarefa não é fácil. Dividir a carreira com compromissos comerciais e também levar uma vida sem escândalos. De quebra, ainda casar com uma celebridade como Victoria, ex-Spice Girl. O resultado de tudo isso? Uma fortuna estimada em mais de R$ 600 milhões.

Mas há candidatos jovens e com potencial ao posto? Alguns já começam a surgir no cenário mundial. Recém vendido ao Bayern de Munique pelo Borussia Dortmund, Mario Gotze já tem em seu currículo o papel de garoto-propaganda número 1 na Alemanha de marcas como Mercedes e Nike. O atacante de 20 anos também não tem vergonha de ensaios para publicações. Sua última 'aventura' foi a capa da revista GQ ao lado de Marco Reus. Nas páginas, Mario revela sempre seu estilo 'popstar' e, assim como Beckham, não esquece do seu vistoso topete cuidadosamente arrumado. Sobre o delírio das fãs? São nada menos do que 170 mil menções a páginas de suas seguidoras com fotos do atleta no Google.

Marco Reus também tem potencial. Assim como seu atual companheiro de Borussia Mario Gotze, o jogador é visto como um rosto para vender produtos. Já tem contratos com a marca de brinquedos Hot Wheels e também a fornecedora de material esportivo Puma. Se a questão é vaidade, ele não fica atrás de Beckham. E quem entrega é Mario.

- Somos sim vaidosos. Marco é igual a mim - revela.

Ainda com o futuro indefinido, Neymar também garante um espaço enorme no mercado brasileiro e mostra fôlego para o mercado europeu. Sua imagem é usada por nada menos do que 11 marcas no país. Ao menos em relação ao futebol, o atacante de 21 anos tem o aval de Beckham.

- Neymar é um dos melhores jogadores da atualidade - disse o astro inglês em entrevista ao Esporte Espetacular.

Contratado no início do ano pelo Paris Saint-Germain, Lucas busca seu espaço no cenário europeu. O ex-jogador do São Paulo tem um 'ponto extra' para o posto: ter atuado ao lado de David Beckham no PSG antes da aposentadoria. O meia inglês faz questão de ressaltar 'a pessoa sensacional', como ele mesmo se refere ao brasileiro.

- Lucas é, obviamente, um dos melhores jogadores no mundo hoje. Mas para mim, o que conta é que ele é uma pessoa sensacional. É alegre, jovem, gosta de se divertir. Você vê que ele ama jogar futebol. Gosto muito dele – disse o meia.

Mas se o espaço busca um atleta 'verde' há três candidatos que ainda não despontaram na Europa, mas levam as fãs à loucura. Sergi Roberto, do Barcelona B e da seleção da Catalunha, tem 30 mil seguidores no Instagram e cada foto publicada recebe uma média de 3 mil 'likes'. Pelo lado do Real, o candidato é Alvaro Morata, do time B merengue. Aos 20 anos, ele tem 800 mil seguidores no Twitter. Entre os 'novatos', há um candidato brasileiro: Lucas Piazon. Aos 19 anos, ele não se vê no momento como um candidato, mas tem seus fãs clubes desde os tempos de São Paulo, quando chegou a ser comparado a Kaká pela semelhança física.

- Acho que no momento ainda não. Tem muita gente na minha frente - disse em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Mas essa vida de celebridade dividida com os compromissos dentro de campo é cansativa? Piazon acredita que faz parte do 'pacote'.

- Acho que às vezes o jogador cansa. Toda hora estar arrumadinho como os outros mandam e não como você quer. Mas faz parte do mundo do futebol e a gente tem que aceitar. Faz parte do marketing - afirmou o jogador, emprestado ao Málaga pelo Chelsea.


A receita para a produção de um novo fenômeno de mídia tem um ingrediente básico: ser original. De acordo com Cecília Yoshizawa, vice-presidente de Gestão de Talentos da IMX, o atleta ainda precisa ser profissional e exibir uma imagem de disciplina fora dos gramados.

- Sempre digo quando cuido da gestão de talentos: tem que ser verdadeiro. É impossível enganar as pessoas e nem todos nasceram para ser Beckham. O atleta tem que ser espontâneo e natural, pois não tem tempo para encenação. Sua função é treinar e se preparar para atingir o seu melhor desempenho no esporte. No entanto, e é aí que reside a grande diferença, o que cada um vai fazer do seu tempo livre pode ser determinante para o jogador atingir uma grande projeção. O profissional que quiser se tornar um ídolo tem que investir em si, ter muita disciplina, vontade de aprender, melhorar sempre e ter capacidade de se relacionar bem com as pessoa - garante Cecília Yoshizawa.
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