Imprimir

Notícias / Esportes

Projeto social leva aulas gratuitas de jiu-jitsu a alunos

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

 Desde fevereiro deste ano, crianças e adolescentes de Rondonópolis são beneficiadas por um projeto que tem aberto novas possibilidades por meio do esporte valorizando a educação e a cultura. Patrocinado pela Petrobrás, o “Arte Suave, o caminho da sabedoria” tem como foco levar aulas de jiu-jitsu e incentivar a cidadania nos participantes. Hoje mais de 600 jovens são beneficiados pelo projeto, no entanto, ainda existem cerca de 1.200 vagas.

De acordo com o idealizador do projeto, Paulo César Venâncio, o número de alunos é significativo e o momento é de fazer uma avaliação do andamento do projeto. Este foi o único projeto de Mato Grosso a receber incentivo do governo federal por meio do Programa Petrobrás Esporte e Cidadania. Além das aulas da arte marcial, os participantes recebem camisetas, os kimonos, as apostilas, lanches nos intervalos das atividades e ainda o acompanhamento pedagógico.

“Elaborar colocar o Arte Suave em prática foram dois momentos importantes e de alegria, mas precisamos saber se estamos atingindo os objetivos almejados. Refletir sobre as dificuldades nesse processo, avaliar as mudanças que precisam ocorrer para contribuir com a formação e a educação desses jovens cidadãos”, afirma Venâncio.

Para isso, está marcada para esta quinta-feira uma reunião de avaliação do projeto na sede da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, em Rondonópolis. O encontro reunirá alunos, pais, representantes das escolas públicas nas quais os contemplados estudam, presidentes de bairro, da equipe do projeto, além de palestrantes e convidados.

O responsável pelo Arte Suave lembra que durante este mês vários encontros foram realizados os pais dos participantes nos pólos onde o projeto é realizado. Bairros como Pedra 90, Jardim Sumaré, Jardim Eldorado, Jardim Liberdade, Vila Operária, Verde Teto, Nossa Senhora do Amparo e Jardim Europa foram visitados. Mais de 50% dos pais estiveram presentes nos encontros.

“Alcançar um comprometimento da família e da comunidade escolar no sentido de contribuir e apoiar as atividades complementares são metas do projeto. Por tanto, é fundamental a presença de todos os envolvidos, já que as informações repassadas pela escola sobre o aluno que participa do Arte Suave vai contribuir com o processo de avaliação do projeto. É preciso saber de que forma o projeto tem influenciado de maneira positiva na educação desse aluno. Se isso tem se refletido no ambiente escolar dele ou não”, explica a coordenadora pedagógica do Arte Suave, Eliane Amorim.

O encontro servirá para avaliar o projeto em todos os aspectos e será realizado a partir das 14 horas, na avenida Padre Anchieta, número 1.563, no bairro Vila Aurora. “Precisamos incentivar a reflexão e a participação de todos, de forma que todos possam contribuir não apenas para termos uma resposta de objetivos atingidos, mas para que possamos ampliar nossa visão, ganhar maturidade e refletirmos sobre as mudanças que com certeza precisarão ser feitas no futuro”, afirma Venâncio.
Imprimir