Imprimir

Notícias / Cidades

Sanecap implanta macromedidores em Cuiabá

Da Assessoria

Uma das questões mais polêmicas no universo do saneamento é a questão das perdas nos sistemas de abastecimento de água. Por consenso, o índice de perdas é aquela quantidade de água que é produzida, mas que, por algum motivo, não chega aos imóveis dos clientes.


Como não existe a chamada "perda zero", o que as empresas de saneamento têm que fazer é investir maciçamente em tecnologias e processos que tenham como objetivo reduzir essa perda, gerando eficiência e assegurando a regularidade do abastecimento público.


A Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, desde o início da administração Wilson Santos, tem investido de forma constante em equipamentos e formas de assegurar a eficiência do sistema de abastecimento de água. Uma das medidas dessa eficiência é o desenvolvimento de um programa de redução de perdas na capital. Uma das ações desse programa consiste na instalação de macromedidores, equipamentos que garantem maior precisão e confiabilidade na obtenção de dados de controle das operações de abastecimento de água.


Assim, com a instalação desses equipamentos será possível realizar um efetivo gerenciamento do volume de água produzido nas Estações de Tratamento e do volume distribuído à população.


Em Cuiabá esses macromedidores foram instalados nas entradas e saídas das Estações de Tratamento de Água: General Homem de Mello (ETA II), engº José Brunelo Bombana (ETA I), Wilson Padilha (Porto), Coophema, Parque Cuiabá, Ribeirão do Lipa, além das linhas de distribuição de água. Com isso, bairros localizados em pontos mais altos e distantes do reservatório poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta. A Sanecap, Companhia ligada à Prefeitura de Cuiabá, solicita aos moradores de Cuiabá que utilizem a água racionalmente e evitem desperdícios.


Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 115, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.
Imprimir