Imprimir

Notícias / Economia

Secretário de Fazenda critica atuação da ANP em Mato Grosso

Da Redação/Alline Marques e Marcos Coutinho

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) foi alvo de críticas do secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, durante o programa Ponto de Vista, apresentado pelo jornalista Onofre Jr., na TV Rondon!.“, encerrado há pouco. "É uma vergonha a atuação da ANP no Estado”, afirmou.

Segundo o secretário, a agência tem sido omissa nas fiscalizações e não oferece estrutura necessária para combater as irregularidades. “Não dá para o Estado fazer às vezes da União nessa questão. Mesmo assim, temos feito um trabalho de gente grande com o apoio da Secretaria de Segurança Pública”, explicou.

Moraes comentou ainda que as críticas feitas às ANP eram para chamar a atenção da agência. “Quero deixar registrado minha indignação. Espero que a ANP crie vergonha na cara e venha fazer um trabalho de verdade como o fisco estadual tem feito em Mato Grosso”, declarou.

A Agência, em verdade, divide um fiscal entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O último representante na agëncia foi Valter Lou, cuja atuação era considerada como "extremamente frágil" pelos líderes setoriais.

Sem liderança, a ANP, segundo fontes, sequer teria renovado o convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cujos ténicos e engenheiros vinham acompanhando a fiscalização, com testes químicos mais confiáveis, nas ações de combate à adulteração.


Atualizada às 21h45

Imprimir