Imprimir

Notícias / Brasil

Cresce número de acidentes de trabalho em obras de Uberlândia

G1

O número de acidentes de trabalho em Uberlândia cresceu segundo dados do Ministério do Trabalho. Só no ano passado foram 205 casos na construção civil e 60% dos acidentes envolvem pedreiros e serventes. O índice é quase 16 vezes maior do que o registrado em 2009, quando foram geradas 13 ocorrências. E para alertar construtores da cidade, um evento foi promovido nesta semana em Uberlândia.

Segundo o gerente regional do trabalho, Juracy Alves dos Reis, a fiscalização acontece todos os dias, mas poderia ser mais eficiente. Atualmente, a regional conta com apenas dois auditores para vistorias obras em Uberlândia e outras 23 cidades da região. Além disso, não há uma previsão de contratação de mais auditores para fiscalização e vistoria das obras.

No final do ano passado, o Ministério do Trabalho solicitou ao Ministério do Planejamento que fossem abertas 629 vagas para o cargo de auditor, no entanto até o momento foram disponibilizadas apenas 100 vagas para um concurso que ainda não tem edital aberto.

Construtores estão conscientes
Cátima Resende Faria de Moraes é auditora fiscal e afirma que, apesar dos números, os empregadores estão conscientes, “principalmente devido à fiscalização do Ministério do Trabalho.” Em um empreendimento visitado pela auditoria, foi possível verificar o uso dos equipamentos de segurança. Na entrada da obra uma placa orienta sobre as medidas de proteção, como capacete, roupas especiais e botinas. “Com o equipamento não estou em risco, se tiver algum perigo estou protegido”, disse o servente Pedro Jesus Oliveira.

Mas a segurança em uma construção vai além dos equipamentos de uso individual. Os vergalhões devem ficar tampados, é preciso ter bandeja e tela para impedir que restos de materiais caiam em quem passa pelo local. Mayra Andrade é técnica de segurança do trabalho e conta que o uso de equipamentos é incentivado em palestras com os funcionários da obra. “Os treinamentos são feitos no horário de trabalho e também aos sábado, em prol da conscientização e aplicação das novas normas. O que for surgindo nós passando para a segurança dos funcionários”, disse.

Palestra sobre assunto
Os números chamaram atenção do órgão, que promoveu nesta quarta-feira (22) um seminário sobre segurança na saúde na construção civil, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Ministério Público. Segundo o gerente regional do trabalho, Juracy Alves dos Reis, o objetivo do evento foi integrar todos envolvidos na construção civil para que foquem na prevenção. “Precisamos que tenham um melhor planejamento desde o início da obra até o final, gerindo os riscos durante toda a fase da construção.”
Imprimir