Imprimir

Notícias / Cidades

Projeto PAF é reativado pela Polícia Militar em Rondonópolis

Da Assessoria - PM/MT

Como mais uma forma de atuar preventivamente para a segurança o comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar, Pery Taborelli, em parceria com a juíza de Direito da Vara Especializada da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Maria Mazarelo Farias Pinto, reativou a Patrulha de Assistência Familiar (PAF). O referido projeto foi implantado inicialmente no ano de 2007.

O projeto consiste na implantação de um corpo de policiais especializados para o atendimento de ocorrências relacionadas à violência doméstica. A equipe dispõe de uma viatura específica e devidamente caracterizada para atender com maior rapidez possível e procurar pacificar e resolver a situação de conflito no lar quando possível, além de realizar as devidas conduções quando um acordo não for alcançado.

Conforme relatou o comandante do 5º BPM, Pery Taborelli, o efetivo do PAF será de dez policiais devidamente capacitados, sendo cinco homens e cinco mulheres, que serão revezados no trabalho de forma a estar 24 horas à disposição da sociedade. A juíza Maria Mazarelo concluiu que a reativação deste projeto representa um importante avanço para a prevenção da violência familiar e restituição dos valores morais e éticos da família.

“O PAF representa uma maior proximidade do Estado para com a base da estrutura social que é a família, marcando a intervenção policial especializada em um assunto tão delicado que é o conflito nos lares”, explica o coronel.

Um dos pilares para esta iniciativa foi a constatação de um relevante aumento do número de processos tramitando na Vara Especializada da Violência Doméstica. Mazarelo afirma que só este ano já foram distribuídos cerca de 190 inquéritos o que é uma estatística preocupante.
Imprimir