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Nova regra para caminhões aumenta congestionamento no acesso a Santos

G1

As principais rodovias de acesso ao porto de Santos, o principal do país, voltaram a ficar congestionadas por caminhões, com um decreto municipal de Cubatão, que proíbe os pátios de caminhões de operarem no período noturno, prejudicando ainda mais o escoamento das safras do país.

O decreto da Prefeitura de Cubatão, que passou a valer a partir de segunda-feira, proibiu os pátios reguladores de funcionarem fora do horário comercial, com o objetivo de pressionar autoridades por uma solução para as constantes filas de veículos registradas desde o início do ano, por conta do escoamento da safra recorde de grãos.

Com os pátios fechados à noite, entretanto, os caminhões formaram grandes filas nas rodovias, agravando o problema.

Na manhã desta quarta-feira havia fila de 24 quilômetros na rodovia Anchieta, em direção ao litoral, e congestionamentos na rodovia Cônego Domênico Rangoni (em direção ao Guarujá) na altura do acesso aos pátios reguladores, segundo o site da concessionária que administra a via.

Segundo nota da Prefeitura de Cubatão, a medida de impacto visa, além da diminuição dos constantes congestionamentos nos limites municipais, cobrar respostas dos terminais portuários para a resolução do problema.

De acordo com a prefeita Marcia Rosa, os estabelecimentos e os terminais portuários foram constantemente procurados para auxiliarem na solução do problema, mas os transtornos continuam a ocorrer.

Segundo ela, o município sofre constantes prejuízos com os problemas logísticos deste período de safra.

As principais rodovias de acesso ao porto de Santos voltaram a ficar congestionadas de caminhões na semana passada, com a chuva prejudicando o escoamento da safra de grãos e de açúcar.

Com a chuva, não é possível abrir os porões dos navios para o recebimento das cargas agrícolas, o que atrasa o embarque e consequentemente a chegada do carregamento.

Os problemas logísticos da safra atual estão gerando custos adicionais que correm os ganhos do setor exportador.

O agronegócio do Brasil exportará em 2013 volumes recordes do seu principal produto, a soja, mas o setor exportador de grãos amargará gastos extras de mais de 1 bilhão de dólares, por conta dos problemas de logística e infraestrutura do país.
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