Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Lei que proíbe fumar em locais públicos entra em vigor na Rússia

EFE

Uma restritiva lei antitabaco, que proíbe o cigarro na maioria dos lugares públicos, entrou em vigor neste sábado (1º) na Rússia, onde cerca de 400 mil pessoas morrem todos os anos por doenças relacionadas ao tabagismo.
A partir deste sábado está proibido fumar nos locais de trabalho, nas paradas de ônibus, nas estações, aeroportos, centros médicos e educativos, instituições públicas, postos de gasolina, zonas infantis, instalações esportivas, elevadores, centros culturais e, inclusive, nas escadas dos edifícios.

"Uma grande relação de medidas incluídas na lei já estará em vigor a partir deste 1º de junho, mas os cidadãos têm que fazerem sua contribuição na redução desta patologia não infecciosa", explicou à agência "Interfax" o porta-voz do Ministério da Saúde da Rússia, Oleg Salagai.

A lei estabelece que um ano mais tarde, a partir de 1º de junho de 2014, também será proibido o cigarro em restaurantes, cafés, hotéis, lojas, shoppings, aviões, trens e embarcações.

Ao mesmo tempo, a venda do tabaco só será permitida em comércios, sendo proibida nos quiosques e locais hoteleiros a partir do ano que vem.

A legislação também proíbe toda publicidade do tabaco, inclusive na internet, e limita as possibilidades de patrocínio por parte da indústria tabaqueira.

Além disso, a lei fixa preços mínimos legais e aumenta os impostos que taxam o tabaco, uma medida muito importante para um país onde um maço de cigarros de cigarros de primeira marca americano custa aproximadamente US$ 1.
Imprimir