Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Diamantino iniciará Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

Da Assessoria/Imprensa de Diamantino

A Prefeitura Municipal de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde comunica a todos que neste sábado, dia 08 de junho estará sendo realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil.

Estarão sendo vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, em todas as Unidades de Saúde do município de Diamantino.

A campanha se estende até o dia 21 de junho, de modo que todas as unidades do município estarão preparadas para receber este público alvo e assim garantir o direito de todos à saúde.

Estratégias de divulgação vêm sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde e equipes correlacionadas para disseminação do conhecimento e da importância da imunização, sendo que no dia 06 de junho, no período vespertino, haverá uma carreata pela cidade com equipe lúdica para atrair a atenção de todos à Campanha e dia D.


A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.

Este ano está sendo realizado o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no Brasil, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).

A secretária municipal de Saúde de Diamantino, Dilma da Conceição Araújo solicita aos pais que levem seus filhos para vacinar. “São duas gotinhas de saúde e vida”, destacou.


Imprimir